Itajaí ganhou o XI Prêmio Abilux de Iluminação, na categoria Fachadas, Monumentos e Iluminação Urbana, com o projeto que destacou a beleza do conjunto dos prédios históricos formado pela Igreja Matriz, Casa da Cultura Dide Brandão, Palácio Marcos Konder e Museu Histórico de Itajaí.
O prêmio, considerado o “Oscar da Iluminação”, é o mais prestigiado do setor no Brasil, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação. O concurso reconhece projetos que unem eficiência ...
O prêmio, considerado o “Oscar da Iluminação”, é o mais prestigiado do setor no Brasil, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação. O concurso reconhece projetos que unem eficiência, técnica, estética e inovação. A cerimônia de premiação foi na quinta-feira, no Espaço de Eventos da Fiesp, em São Paulo (SP).
Continua depois da publicidade
Itajaí foi campeão em disputa com 26 finalistas de todo o Brasil. O prêmio foi recebido pelo secretário municipal de Obras, Tarcízio Zanelato. “Essa conquista mostra que estamos no caminho certo ao investir em iluminação de qualidade, que valoriza nossos prédios históricos e os espaços públicos da cidade”, comentou.
Espetáculo de luzes
A iluminação cênica dos prédios foi inaugurada em 18 de junho deste ano, em parceria com a concessionária QLuz Itajaí, do grupo Quantum Engenharia, responsável pelo serviço de iluminação pública. As luzes foram acesas ao mesmo tempo no conjunto das construções, gerando um espetáculo visual.
A prefeitura destaca que a beleza da iluminação de led tornou o centro da cidade mais atraente. Além do aspecto cênico, que torna os locais mais atrativos, a eficiência energética da iluminação foi um diferencial. A tecnologia de led pode gerar até 85% de economia.
O projeto vencedor contou com 835 equipamentos de iluminação, entre projetores e luminárias, distribuídos na Igreja Matriz (523), Casa da Cultura Dide Brandão (95), Museu Histórico (97) e no Palácio Marcos Konder (120). Outros pontos também receberam as mesmas luzes, como o Mercado Público e o Teatro Municipal.
“Nosso compromisso vai além da execução técnica: queremos transformar a iluminação em um elemento que conta histórias, valoriza a memória e melhora a experiência urbana. Este projeto coloca Itajaí no mapa da iluminação cênica de excelência no Brasil”, disse o diretor-presidente da Quantum, Gilberto Vieira Filho.