A prefeitura de Itajaí assinou a ordem de serviço para o estudo técnico do novo acesso entre a Praia Brava e a BR 101. A obra é projetada para desafogar o trânsito na região entre Itajaí e Balneário Camboriú. O trajeto terá cinco quilômetros, do trecho da arena do Barra Futebol Clube, no bairro Canhanduba, às margens da BR 101, até a avenida Osvaldo Reis, na Praia Brava, no trecho da rua Carlos Drummond de Andrade.
O traçado final ainda será definido conforme os estudos. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Mais Itajaí, responsável por bancar o projeto executivo, com investimento estimado em R$ 2,5 milhões ...
O traçado final ainda será definido conforme os estudos. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Mais Itajaí, responsável por bancar o projeto executivo, com investimento estimado em R$ 2,5 milhões, enquanto a prefeitura fará a execução. O instituto é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) formada por 29 empresas, que já toca outros projetos estratégicos em Itajaí.
Continua depois da publicidade
O estudo técnico do novo acesso será elaborado pela Prosul, selecionada por meio de processo técnico e de melhor preço. A empresa tem a responsabilidade pela elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea), além dos projetos geométrico, de pavimentação, drenagem e obras como pontes e viadutos previstos ao longo do trajeto.
O prazo para entrega dos estudos é de 180 dias. Após a conclusão dessa etapa, os projetos executivos serão doados formalmente pelo instituto ao município, que ficará responsável pela licitação, custeio e execução da obra. O estudo de impacto ambiental será feito pela Acquaplan, garantindo respeito às exigências ambientais.
Fim da tranqueira?
O novo acesso vai aliviar o tráfego na avenida Osvaldo Reis, atualmente a principal rota de ligação da Brava com o centro da cidade e o único caminho entre Itajaí e Balneário Camboriú, além da BR 101. O projeto também deve valorizar a vocação turística e imobiliária da região.
O projeto prevê uma nova via com três faixas em cada sentido, canteiro central, ciclovia, calçadas acessíveis, iluminação em LED, drenagem pluvial e paisagismo. O traçado final ainda será definido após os estudos de alternativas, considerando critérios técnicos, econômicos e ambientais, com a participação dos donos das áreas envolvidas.
O objetivo principal é reduzir o tempo de deslocamento entre a Praia Brava e a BR 101, desafogando ruas que hoje ficam congestionadas na cidade. O prefeito Robison Coelho (PL) ressaltou que a parceria com o Instituto Mais Itajaí permite agilidade no avanço de grandes obras de infraestrutura.
“Eles doam os projetos e nós executamos as obras. Nós temos os recursos, e as previsões de outorgas onerosas são bastante satisfatórias para que possamos executar todas aquelas obras com as quais nos comprometemos com a população”, comentou.