O que era para ser mais uma vitória tranquila em continente asiático para a seleção brasileira, se tornou em vexame com a derrota de virada por 3 a 2 para o Japão na manhã desta terça-feira (horário de Brasília), em Tóquio, em mais um amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2026. Esta foi a primeira derrota do Brasil para o Japão na história.
O Brasil abriu 2 a 0 na etapa inicial com gols de Paulo Henrique e Martineli, mas uma atuação desastrosa do zagueiro Fabrício Bruno colocou tudo a perder. Além de um gol contra, ele ainda entregou ...
O Brasil abriu 2 a 0 na etapa inicial com gols de Paulo Henrique e Martineli, mas uma atuação desastrosa do zagueiro Fabrício Bruno colocou tudo a perder. Além de um gol contra, ele ainda entregou a bola para Minamino dar início à reação japonesa. O gol da virada foi marcado por Ueda.
Continua depois da publicidade
A seleção terá mais dois amistosos antes do final de 2025. Em novembro, o Brasil enfrenta Tunísia e Senegal em jogos na França e na Inglaterra.
O jogo
O técnico italiano Carlo Ancelotti fez algumas modificações na seleção em relação à goleada contra a Coreia do Sul. Entre elas, a entrada do lateral direito Paulo Henrique, do Vasco, que deu resultado. Aos 26 minutos, ele recebeu belo passe de Bruno Guimarães pela direita da área e bateu cruzado para fazer 1 a 0. Outras duas novidades participaram da jogada do segundo gol. Lucas Paquetá achou Martinelli livre na área e ele tocou na saída do goleiro para fazer 2 a 0 cinco minutos depois.
Ancelotti também mexeu na dupla de zaga, escalando Fabrício Bruno e Beraldo contra o Japão. E foi em um passe errado de Fabrício, dentro da área brasileira, que deu início a reação dos donos da casa. Aos 7 minutos do segundo tempo, ele entregou a bola nos pés de Minamino, que bateu no ângulo para descontar.
Aos 17, após cruzamento na área, Nakamura pegou de primeira e Fabrício Bruno tentou cortar dentro da pequena área e deu uma canelada na bola contra a própria meta. A virada veio em cobrança de escanteio da esquerda que Ueda cabeceou no peito do goleiro Hugo Souza, que não conseguiu segurar, e a bola acabou entrando aos 26 minutos.