A diminuição de datas impostas pelo novo calendário da CBF teve um grande impacto no Campeonato Catarinense. Em Conselho Técnico na tarde desta segunda-feira, na sede da Federação Catarinense de Futebol, os clubes decidiram por uma fórmula com dois grupos de seis equipes para o próximo ano. Outra mudança importante está no rebaixamento: três times serão rebaixados e apenas um vai subir da Série B, para que em 2027 a elite passe a contar apenas com 10 clubes. A competição começa no dia 7 de janeiro e termina em 8 de março.
Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B em turno único. Marcílio Dias e Camboriú estão no Grupo A, junto com Avaí, Concórdia, Brusque e Joinville. Já o Barra ...
Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B em turno único. Marcílio Dias e Camboriú estão no Grupo A, junto com Avaí, Concórdia, Brusque e Joinville. Já o Barra está no Grupo B, junto com Figueirense, Chapecoense, Criciúma, Santa Catarina e Carlos Renaux. Os quatro melhores de cada chave passam para as quartas de final e os dois últimos de cada grupo vão para o quadrangular da morte.
Continua depois da publicidade
As partidas de mata-mata das quartas serão definidas em jogos de ida e volta, com os times se enfrentando dentro do próprio grupo até chegar à final. Os dois finalistas do Catarinense garantem vaga na Copa do Brasil para o ano seguinte.
Os times eliminados nas quartas e nas semifinais entram em uma outra disputa, valendo outra vaga na Copa do Brasil. As quatro equipes que caírem nas quartas farão um mata-mata e os dois classificados enfrentam os eliminados nas semifinais. Os times se enfrentam em sistema de mata-mata e o campeão deste torneio paralelo vai para a competição nacional.
Já duas vagas para a Série D do Brasileiro de 2027 serão dadas aos times de melhor campanha entre aqueles que não disputam as Séries A, B e C em 2026.
Quadrangular da morte
O quadrangular do descenso será disputado em turno e returno pelos quinto e sexto colocados das duas chaves da primeira fase. O quinto colocado com melhor pontuação entra na disputa já com um ponto na classificação. Apenas o primeiro colocado desta fase evita o rebaixamento para a segunda divisão.