NOVIDADES À VISTA
Prefeito lança projeto do novo mirante do Morro da Cruz durante a Marejada
Até novembro, a prefeitura também quer entregar Parque Ecológico e Náutico de Itajaí, atrás da marina
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O prefeito Robison Coelho (PL) decidiu fazer o lançamento das obras do mirante do Morro da Cruz durante a Marejada, além de divulgar o mês de inauguração do Parque Ecológico e Náutico de Itajaí. “O mirante e o Morro da Cruz são grandes atrações turísticas não só da cidade, mas da região. A nossa ideia é tanto o quiosque quanto o mirante serem uma grande atração turística. Fizemos uma atualização do projeto, atualização financeira também, vamos lançar durante a Marejada”, disse Robison.
A reforma do mirante do Morro da Cruz está orçada em cerca de R$ 6 milhões e inclui um novo deque, café, loja de presentes, banheiros, jardim e bancos de descanso. O projeto prevê a construção do mirante com estrutura metálica leve e integrada ao ambiente natural. O piso e os guarda-corpos em grade metálica darão ao visitante a sensação de estar entre as copas das árvores, valorizando a vista panorâmica da cidade. O espaço contará com arquibancada em madeira para contemplação, além de uma passarela em concreto liso suspenso, apoiada em pilares.
Continua depois da publicidade
O prefeito reforçou que o letreiro Itajaí, no topo do morro, já está iluminado. “A palavra Itajaí já está iluminada, mas a gente quer dar mais vida, com o quiosque e com esse mirante, que dará uma visão geral da cidade. Vai ser uma vista fantástica”, reforçou.
Outra novidade é a inauguração do Parque Ecológico e Náutico. “Queria inaugurar no mês de outubro, durante a Marejada, mas deve ficar para o mês de novembro. A obra estava parada quando nós assumimos, nós tivemos que fazer uma conversa com a empresa, que retomou a obra e está em ritmo acelerado. Nós vamos fazer um grande evento ali, que tem inclusive uma quadra de padel, para a inauguração”, informou.
O novo parque, em fase final de construção na área do Saco da Fazenda, terá playground, academia ao ar livre, pista de skate, quadra de padel, espaços de contemplação e heliponto.
O prefeito também destacou as obras aceleradas para a implantação de uma nova Eta no bairro São Roque. “Estamos com a estação de tratamento bem encaminhada, nossa expectativa é que até novembro a gente possa abrir 250 litros por segundo, com a primeira etapa da obra. Para concluir a segunda no primeiro trimestre do ano que vem, isso vai aumentar nossa capacidade de reservação em 38%. O investimento será de R$ 40 milhões”, explicou.
A expectativa, quando a obra estiver concluída, é que o Semasa disponibilize mais 500 litros de água potável por segundo. Também será lançado neste mês o edital para um grande reservatório na Praia Brava, que será uma alternativa pro verão.
Aves morrem ao bater em janelas
O prédio do futuro quiosque do Morro da Cruz, em Itajaí, virou motivo de preocupação ambiental. Os vidros das janelas não têm barreiras visuais, fazendo com que pássaros batam e morram. Além das mortes, o prédio em obras se transformou em abrigo de andarilhos, com roupas, restos de comida e sujeira no interior.
Segundo a diretora-presidente do Instituto Itajaí Sustentável, Maria Heloisa Furtado Lenzi, com o anúncio da ampliação do equipamento turístico e da construção do mirante, a empresa que será contratada para tocar a obra será orientada a instalar barreiras visuais nos vidros.
Continua depois da publicidade
Heloisa explica que a barreira não pode ser apenas um adesivo em formato de pássaro, mas deve cobrir o vidro de forma efetiva. “Ela pode ser perfurada para que consiga passar luminosidade, mas tem que criar uma barreira visual para as aves. Não é o desenho de águia que impede o choque. O pássaro realmente precisa enxergar a barreira visual que está no vidro”, explicou.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
