ADEUS
Berta Loran morre aos 99 anos
Velório da atriz e comediante será aberto ao público na terça-feira
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]

A despedida da atriz e comediante Berta Loran será aberta ao público nesta terça-feira. A artista faleceu aos 99 anos no hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, na noite de domingo. Ela deixa a sobrinha Sarita Paskin.
A causa da morte de Berta não foi revelada, mas ela estava internada há 10 dias no hospital da zona sul carioca. O velório da atriz acontece a partir das 8h desta terça na Sociedade Religiosa Israelita Chevra Kadisha e o enterro está programado para as 11h, no Cemitério Israelita de Belford Roxo. A cerimônia será aberta ao público.
Continua depois da publicidade
De origem judaica, Berta nasceu em Varsóvia, na Polônia. Sua família buscou refúgio em terras brasileiras na década de 1930, para fugir do nazismo. Seu nome de batismo era Basza Ajs e foi alterado para Berta durante a matrícula na escola, por ser mais fácil de compreender. Posteriormente, ela adotou Loran em seu nome.
Por influência do pai, que se tornou diretor teatral no Brasil, Berta virou atriz aos 14 anos. Logo seu talento chamou atenção da crítica e do público. Foi na comédia que Berta se destacou.
Quem não se lembra da portuguesa Manuela d'Além Mar da Escolinha do Professor Raimundo? Ou da empregada Frosina da novela Amor com Amor se Paga? A atriz também passou por Zorra Total, Grande Família, Cambalacho, Ti-Ti-Ti, Cordel Encantado e, mais recentemente, Dona do Pedaço.
Berta Lorean dedicou a vida à arte. Fez filmes, novelas, filmes, minisséries e peças de teatro. Se casou duas vezes, mas não teve filhos. A comediante completaria 100 anos em março de 2026.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.