Santa Catarina tem a segunda menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas com 15 anos ou mais. O índice divulgado pelo IBGE mostra taxa de 1,9% no estado, atrás apenas do Distrito Federal, que registrou 1,8%. A média nacional ficou em 5,3%, quase três vezes maior que a catarinense.
A pesquisa PNAD Contínua – Educação 2024 foi realizada no segundo trimestre do ano e aponta avanços em relação a 2022, quando SC ocupava a terceira posição, com 2,2%. Hoje, o estado se consolidou ...
A pesquisa PNAD Contínua – Educação 2024 foi realizada no segundo trimestre do ano e aponta avanços em relação a 2022, quando SC ocupava a terceira posição, com 2,2%. Hoje, o estado se consolidou como referência no combate ao analfabetismo na Região Sul, que tem a menor taxa média do Brasil: 2,7%.
Continua depois da publicidade
O secretário de Planejamento, Fabricio Oliveira, afirmou que alfabetização e qualificação são fundamentais para preparar trabalhadores para um mercado cada vez mais exigente. Já a secretária de Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destacou os programas estaduais voltados ao fortalecimento da aprendizagem, como o Qualifica SC e a Escola de Formação de Professores e Gestores.
Os programas atendem especialmente estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental que ainda enfrentam dificuldades de leitura e escrita, além de capacitar professores e gestores escolares.
Além dos avanços na educação, Santa Catarina também se destaca no mercado de trabalho. O estado registrou, no segundo trimestre de 2025, taxa de desemprego de 2,2%, a menor desde 2012. O índice é menos da metade da média nacional, de 5,8%.