PARCERIA INÉDITA
WEG carrega novos carros elétricos da frota oficial de Lula
Projeto com a GM vai carregar Blazers EV RS da presidência e vice-presidência
João Batista [editores@diarinho.com.br]

A frota oficial da presidência e da vice-presidência da República agora conta com veículos 100% elétricos. A iniciativa, inédita no país, é fruto de uma parceria entre a General Motors (GM), que entregou quatro Chevrolet Blazer EV, e a WEG, que forneceu a infraestrutura de recarga para os veículos no Palácio do Planalto.
A multinacional catarinense, com sede em Jaraguá do Sul, instalou dois carregadores convencionais (AC) e um carregador rápido (DC), que vão garantir rapidez e eficiência no abastecimento dos novos veículos oficiais. Os modelos da GM são os SUVs 100% elétricos mais avançados da marca no Brasil.
Continua depois da publicidade
Os carros cedidos à frota presidencial são de propriedade da GM e foram disponibilizados ao governo federal sem qualquer custo, por meio de contrato de comodato – espécie de aluguel gratuito – válido por um ano, em prazo que pode ser renovado. Os carregadores da WEG também foram cedidos no mesmo modelo de contrato.
As novas Blazers são da versão RS, com autonomia de até 481 quilômetros, produzidos no México, e integram a nova geração de veículos elétricos da montadora. A parceria com o governo federal reforça o compromisso das empresas com a inovação e ampliação da mobilidade elétrica no país, além de contribuir para o avanço da modernização da frota oficial.
Os carros do projeto serão usados em atividades e compromissos oficiais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). A WEG destacou que a iniciativa dá um passo importante na descarbonização da frota governamental e está alinhada à transição energética no país, impulsionada por políticas públicas de redução de poluentes e ampliação de tecnologias de baixo carbono.
“A WEG tem orgulho de contribuir com soluções que aceleram a transição energética no Brasil. Esse projeto conjunto com a GM e a instalação dos carregadores no Palácio do Planalto reforçam nosso compromisso com a mobilidade elétrica e com a construção de um futuro mais eficiente e sustentável”, diz o diretor de digital e sistemas da empresa, Carlos José Bastos Grillo.
A ação também está alinhada à estratégia da Anfavea, entidade que representa o setor automotivo nacional, que projeta que os carros elétricos alcançarão 80% das vendas de veículos leves no Brasil até 2040. Para essa transição acontecer, a entidade reforça a necessidade de infraestrutura, políticas públicas, parcerias e investimentos.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.