POLÍCIA CIVIL
Dono de canil de border collies é preso por maus tratos
Polícia Civil resgatou 24 dogs judiados
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



O dono de um canil que vendia border collies foi preso em flagrante por maus-tratos a animais e por fraude processual no bairro Ratones, em Florianópolis. A prisão aconteceu nesta sexta-feira durante uma operação da Delegacia de Proteção Animal, do Departamento de Investigação Criminal da Capital, em conjunto com a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea).
A Polícia Civil foi até o local após receber uma denúncia de que cães estavam sendo mantidos em ambientes pequenos, sujos, sem proteção adequada, presos por cercas elétricas e sem acesso a água e alimentação. Além disso, os filhotes, infestados por vermes, estavam em condições de saúde precárias e, segundo a denúncia, chegavam a comer as próprias fezes.
Continua depois da publicidade
A Dibea chegou a notificar o responsável para fazer melhorias no canil. No entanto, em nova fiscalização, foi constatado que os animais continuavam em situação degradante, sem qualquer cuidado com a saúde.
Após receber a informação de que o homem estaria escondendo uma parte do terreno onde os animais viviam em piores condições, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão. Durante a abordagem, o suspeito ainda tentou frustrar a ação policial ao retirar fios da cerca elétrica, tentando induzir os agentes ao erro. Ele também tentou fugir do local, mas acabou preso em flagrante por fraude processual qualificada e maus-tratos.
Vinte e quatro cães foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário e adoção responsável. O suspeito permanece à disposição da Justiça.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.