ITAJAÍ
Carona de moto transporta bebê como se fosse mochila
CTB proíbe transporte de crianças menores de 10 anos em motos
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A imagem de um bebê sendo carregado em um canguru, como se fosse uma mochila, pela caroneira de uma Honda Biz na manhã de terça-feira, nas proximidades da localidade da Toca da Raposa, chocou quem passava pelo bairro São Vicente, em Itajaí.
A cena veio à tona por meio do perfil do Itajaí Mil Grau no Instagram e motivou uma nota oficial da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), que considerou que os pais colocaram a vida da criança em risco. “Reforçamos que não existe justificativa para expor menores a tamanha vulnerabilidade no trânsito. Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido o transporte de crianças menores de 10 anos em motocicletas, além da obrigatoriedade do uso correto de capacete”, informou.
Continua depois da publicidade
Somente até setembro deste ano, a Codetran já publicou 127 Autos de Infração de Trânsito (AITs) em Itajaí por transporte irregular de crianças em motocicletas: 74 por ausência de capacete e 43 por transporte de menores de 10 anos. No mesmo período de 2024, foram registrados 34 casos por ausência de capacete e 12 por transporte de menores de 10 anos.
Os dados mostram o aumento significativo deste tipo de ocorrência e reforçam a necessidade de maior conscientização. “A Codetran mantém fiscalizações constantes e ações educativas voltadas à segurança no trânsito, mas reforça que a proteção da vida deve ser prioridade absoluta dos pais e responsáveis. Informamos ainda que estamos em contato com o Conselho Tutelar para verificar as demais medidas legais cabíveis sobre situações desta natureza, além das previstas no CTB”, reforçou a coordenadoria.
O Conselho Tutelar ainda não informou que medidas poderão ser tomadas contra os pais. A comunidade pode denunciar situações semelhantes pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp (47) 98811-9129.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
