O processo de revisão do plano diretor de Balneário Camboriú entra na reta final, com previsão de ser concluído até outubro para ser apresentado na câmara de vereadores. Os encontros reunem delegados, conselheiros e a comunidade para discutir e deliberar sobre a atualização do plano, defasado desde 2008. A primeira reunião pública foi na semana passada. O próximo encontro acontece nesta quinta-feira. Antes, o processo vinha sendo conduzido pelas câmaras técnicas.
Na quinta-feira passada, foi feita a análise, discussão e coleta de sugestões sobre o sistema viário de BC. Entre os principais temas está o novo plano viário da cidade, já votado há dois ...
Na quinta-feira passada, foi feita a análise, discussão e coleta de sugestões sobre o sistema viário de BC. Entre os principais temas está o novo plano viário da cidade, já votado há dois anos. As atualizações incluíram novas alternativas de mobilidade e as obras do projeto “Vias da Integração”, aprovadas para o pacote do Programa de Mobilidade Integrada da região da Amfri. Estão previstas a ampliação dos sistemas viário, cicloviário, de calçadas e do transporte coletivo, com a criação de 22 vias de integração e melhorias nos acessos a Camboriú, incluindo obras de pontes, viadutos e alargamento de ruas.
Continua depois da publicidade
O projeto também prevê a reurbanização da orla do canal do Marambaia, a criação de uma ponte entre a Barra Sul e a Barra, a construção de três túneis exclusivos para pedestres e ciclistas entre as marginais Leste e Oeste da BR 101 e a revitalização de vias, como a avenida das Flores.
Já a reunião do Colégio de Delegados desta quinta, às 16h, acontece no auditório da OAB, na rua 916, quando será feita a apresentação do regimento interno e da estruturação do plano diretor. “Vamos primeiro discutir o regime interno, com apresentação de sugestões e do rito do documento, como ocupação da mesa diretora, como será a votação do plano em si, entre outros detalhes, com a expectativa da votação do regimento interno para o próximo dia 22”, explicou o secretário de Planejamento, Carlos Humberto Silva.
Fepese não finalizou diagnóstico
O grupo pretende debater todos os temas que não dependam do diagnóstico socioambiental, estudo conduzido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), que está em em fase final de desenvolvimento..
A expectativa é apresentar o diagnóstico aos delegados e à sociedade na reunião do dia 22 – para isso o secretário espera que a Fepese entregue o documento final. O estudo dará suporte à elaboração das propostas, sendo que quaisquer alterações só poderão ser implementadas com respaldo técnico.
Caso o prazo seja cumprido, após a apresentação os delegados terão 15 dias para analisar, discutir, debater e fazer sugestões. Por enquanto, segundo o secretário, não há data para a votação do plano diretor. “Estamos trabalhando muito para que, até outubro, possamos apresentar o plano diretor à câmara de vereadores”, destacou o secretário Carlos Humberto.
Continua depois da publicidade
Com o projeto em tramitação no legislativo, os vereadores devem priorizar a discussão e concluir a votação ainda neste ano.