ECONOMIA
Aprovação de fusão entre BRF e Marfrig cria gigante mundial de alimentos
Operação de compra foi aprovada pelo Cade
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, aprovou na sexta-feira, sem restrições, a fusão da empresa BRF pela multinacional Marfrig. O processo cria uma nova gigante mundial de alimentos.
Segundo o Cade, a operação resultará na incorporação, pela Marfrig, de todas as ações da BRF que ainda não estavam sob seu controle. Em contrapartida, os acionistas da BRF receberão papéis da Marfrig. Conforme a decisão do conselho, o negócio não traz preocupações à livre concorrência.
Continua depois da publicidade
“A participação conjunta das empresas nos mercados com sobreposição horizontal, em que ambas ofertam produtos semelhantes e concorrentes, é inferior a 20%, percentual abaixo do patamar presumido como posição dominante”, informou, em nota.
O Cade também verificou que, nos mercados verticalmente integrados, quando uma empresa atua em uma etapa da cadeia produtiva e a outra em etapa anterior ou posterior, a fatia de cada parte fica abaixo de 30%, “reduzindo a possibilidade de fechamento de mercado”.
A Marfrig é uma multinacional brasileira que produz alimentos de alto valor agregado à base de proteína animal, sobretudo bovina, como hambúrgueres e outros produtos prontos pra consumo. A empresa está presenta em mais de 100 países, com atuação de destaque nos Estados Unidos, onde é dona das marcas Montana e Steakhouse.
Já BRF, que passará a integrar o grupo, atua na criação, produção e abate de aves e suínos, além da industrialização, venda e distribuição de carnes in natura, produtos processados, massas e margarinas, entre outros. A companha é reconhecida pelas marcas Sadia, Perdigão e Qualy.
A fusão das duas empresas foi anunciada em maio, criando a MBRF. Juntas as companhias somam receita de R$ 152 bilhões em 12 meses, entre 2024 e 2025 e respondem por 38% do mercado de produtos processados. Com a operação entre as empresas, o grupo reforça a concorrência com a JBS, líder do setor de proteína animal e alimentos processados.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.