DIA DA INDEPENDÊNCIA
Desfiles marcam celebrações em BC e Itajaí; vejas as imagens
Eventos reuniram estudantes, servidores e membros de entidades civis
João Batista [editores@diarinho.com.br]








O tradicional Desfile Cívico de Itajaí em comemoração à Independência do Brasil movimentou a avenida Beira Rio, na manhã deste domingo. A concentração teve início na avenida Carlos Ely Castro, ao lado do Centreventos, seguindo pela avenida até o trecho da rua Lages. Segundo a prefeitura, o evento reuniu mais de 10 mil pessoas, entre público e participantes dos grupos.
Só na avenida passaram 5400 pessoas de 85 instituições, além de 297 veículos e 12 bandas e fanfarras que animaram a celebração. O desfile deste ano teve como tema “Itajaí no caminho, Brasil no coração”. A programação começou com o hasteamento da bandeira, acompanhado pela Banda Filarmônica de Itajaí, seguida das forças de segurança da cidade, que deram largada ao desfile.
Continua depois da publicidade
Também desfilaram alunos de escolas e creches, membros de associações, igrejas, escoteiros, clubes e entidades. Entre os grupos escolares, mais de 2,1 mil estudantes das redes pública e particular participaram do desfile. As bandas e fanfarras deram ritmo e emoção ao evento, com apresentações no recuo em frente ao palco oficial de autoridades, montado no trecho da rua Laguna.
O prefeito Robison Coelho (PL) destacou a organização da festa e a presença do público. “Foram mais de cinco mil pessoas desfilando, honrando o nosso país, a nossa pátria, na defesa da nossa liberdade. Estou muito feliz, pois é o primeiro 7 de Setembro enquanto prefeito de Itajaí e foi um grande sucesso”, comentou, agradecendo a “ajuda” de São Pedro, que não trouxe chuva pra melar a festa.
Manifestação da direita conservadora
Após os desfiles, Itajaí e Balneário Camboriú integraram a agenda da manifestação nacional “Reaja Brasil”, organizada por grupos políticos conservadores e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A mobilização seria no mesmo formato dos protestos de 3 de agosto, em várias cidades pelo país, com palavras de ordem, orações, cânticos patrióticos e apoio a Bolsonaro.
Em BC, o ato estava marcado para as 15h, na praça Almirante Tamandaré, coordenado pelo movimento Direita BC. Em Itajaí, foi logo após o desfile, às 11h, no trecho da Beira Rio perto da rua Lages, com organização do Instituto Conservador. O movimento, divulgado como pacífico e aberto à população em geral, seria em defesa da liberdade e da anistia aos condenados dos atos golpistas do 8 de janeiro.
Em Santa Catarina, grupos de mais de 20 cidades confirmaram adesão ao movimento, incluindo Itapema, Brusque, Blumenau, Joinville, Chapecó e Florianópolis. Entre as pautas da mobilização, também estava o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Celebração em dose dupla em BC
Em Balneário Camboriú, a celebração do 7 de Setembro foi marcada com dois desfiles cívicos, um no centro e outro no bairro da Barra. Nesta edição, o evento trouxe o tema “Bairros que constroem histórias: 61 anos de Balneário Camboriú”, reunindo escolas municipais, estaduais e privadas, além de associações e forças de segurança.
Continua depois da publicidade
O desfile no centro movimentou a Quarta avenida pela manhã. O trajeto teve início no trecho da rua 1822 e seguiu até a rua 2400, com participação de mais de três mil estudantes e profissionais da educação. No bairro da Barra, o desfile foi na tarde deste domingo, às 14h30, da rua Hermógenes de Assis Feijó até a praça do Pescador, com cerca de 800 participantes. A prefeitura ainda não divulgou a estimativa de público.
Além dos alunos e professores, a programação contou com grupos das secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Municipal e BC Trânsito, bem como de associações e entidades civis. Eram previstos desvios e interdições no trânsito até o fim dos desfiles em cada local.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.