Justiça federal

Empresário é condenado por lavagem de dinheiro

Da condenação em segunda instância na justiça federal ainda cabe recurso

Empresário Nivaldo Pinheiro recorre da decisão da justiça federal
(Foto: Divulgação)
Empresário Nivaldo Pinheiro recorre da decisão da justiça federal (Foto: Divulgação)

O empresário Nivaldo Pinheiro, da Procave Empreendimentos, está recorrendo da decisão da justiça federal que o condenou a cinco anos de prisão, em regime semiaberto, pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Nivaldo recorre da decisão desde 2019, quando o juiz federal Nivaldo Brunoni decretou a condenação. A decisão da apelação ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região saiu nesta quinta-feira ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Nivaldo recorre da decisão desde 2019, quando o juiz federal Nivaldo Brunoni decretou a condenação. A decisão da apelação ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região saiu nesta quinta-feira e foi mantida a sentença da condenação. Além da pena de prisão, o empresário foi condenado ao pagamento de 60 dias-multa.

Continua depois da publicidade

Também foram condenados o irmão de Nivaldo, Silvionir Pinheiro; Carlos Alexandre de Souza Rocha, apontado como doleiro da Lava Jato; Edmundo Gurgel Junior; Leonir Vettori; Carlos Eduardo de Almeida Ferreira; José Maria Gomes e Maitê Landarin Vettori.

O Ministério Público Federal acusou o grupo de organização criminosa, operação ilegal de câmbio, lavagem de dinheiro e fraude processual. Segundo a denúncia, entre 2006 e 2012 Nivaldo recebeu de Carlos Alexandre, que foi preso na Lava Jato, repasses de cerca de R$ 8 milhões. Os valores eram entregues em dinheiro vivo, sem contratos ou recibos, e usados para pagar despesas da Procave Investimentos e Incorporações Ltda.

Segundo o MPF, os pagamentos eram em espécie, através de depósitos em contas de terceiros, com transferências para empresas de fachada, entrega de imóveis da construtora e veículos registrados em nome de “laranjas”. O doleiro viveu em imóveis da construtora alegando que os alugava.

Segundo o MPF, o objetivo era ocultar a origem ilegal do dinheiro e proteger o patrimônio imobiliário adquirido por Carlos Alexandre, dificultando o rastreamento e eventuais bloqueios judiciais.

Em 2019, a justiça federal condenou os denunciados por lavagem de dinheiro, identificando que houve a comprovação do crime por 14 vezes. Desde então, Nivaldo e os outros réus recorrem da decisão.

Empresário recorre da decisão

Em nota, nesta sexta-feira, a Procave e seu fundador e sócio-administrador, Nivaldo Pinheiro, afirmaram que o processo judicial está atualmente em curso, e trata de alegações relacionadas a supostos empréstimos sem formalização contábil, realizados há mais de 10 anos. A nota frisou que a ação não está encerrada e seguirá para análise das instâncias superiores. “A empresa e seu fundador confiam plenamente que a verdade e a justiça prevalecerão, o que reafirma a lisura de sua conduta pessoal e empresarial”.

“Nivaldo recorrerá da decisão e acredita que, ao final, os fatos serão devidamente esclarecidos e será comprovada a inexistência de envolvimento do administrador ou da empresa com qualquer ilícito”, completou.

Nivaldo ainda disse que, desde 1978, quando fundou a Procave, tem dedicado mais de quatro décadas ao desenvolvimento urbano e imobiliário do Brasil, contribuindo de forma significativa para a transformação de cidades, a geração de milhares de empregos, o recolhimento de tributos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ao longo de sua história, a Procave consolidou-se como referência no setor, marcada pela solidez, pela inovação e pelo respeito aos clientes, parceiros e comunidades onde atua”.

Continua depois da publicidade

A nota oficial da construtora está disponível aqui.

“PROCAVE e seu fundador e sócio-administrador, Nivaldo Pinheiro, vêm a público reafirmar seus compromissos com a ética, a transparência e a responsabilidade social que sempre nortearam sua trajetória.

O processo judicial atualmente em curso, que trata de alegações relacionadas a supostos empréstimos sem formalização contábil, realizados há mais de 10 anos, ainda não se encontra encerrado e seguirá para análise das instâncias superiores. A empresa e seu fundador confiam plenamente que a verdade e a justiça prevalecerão, o que reafirma a lisura de sua conduta pessoal e empresarial.

Continua depois da publicidade

Nivaldo recorrerá da decisão e acredita que, ao final, os fatos serão devidamente esclarecidos e será comprovada a inexistência de envolvimento do administrador ou da empresa com qualquer ilícito.

Desde 1978, quando fundou a PROCAVE, Nivaldo Pinheiro tem dedicado mais de quatro décadas ao desenvolvimento urbano e imobiliário do Brasil, contribuindo de forma significativa para a transformação de cidades, a geração de milhares de empregos, o recolhimento de tributos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Ao longo de sua história, a PROCAVE consolidou-se como referência no setor, marcada pela solidez, pela inovação e pelo respeito aos clientes, parceiros e comunidades onde atua. A empresa também tem investido em projetos sociais e estruturais, os quais têm como objetivo devolver à sociedade parte do que constrói.

Continua depois da publicidade

O reconhecimento e o respeito conquistados junto ao mercado, aos colaboradores e à comunidade refletem os valores de integridade, seriedade e comprometimento que definem a trajetória de Nivaldo Pinheiro. Esses mesmos valores sustentam o presente e inspiram o futuro da PROCAVE.”



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.221

Podcast

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52



TV DIARINHO


🆘🚣‍♀️ RESGATE NA LAGOA | O jornalista James Klaus agiu rápido e salvou quatro pessoas após o tombamento ...



Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Blogs

Vigília — haikai moderno

VersoLuz

Vigília — haikai moderno

Fabianinho presidente

Blog do JC

Fabianinho presidente

Inflamação Silenciosa: o elo entre envelhecimento precoce, doenças crônicas e fadiga

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o elo entre envelhecimento precoce, doenças crônicas e fadiga



Diz aí

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

Diz aí, Robison!

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

Diz aí, delegado Roney

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.