FEZ HISTÓRIA!
Itajaiense é campeão pan-americano de xadrez escolar
Leonardo Espinha Alonso conquistou o título da modalidade blitz no sub-11 absoluto
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]

O itajaiense Leonardo Espinha Alonso segue colecionando títulos no xadrez. No último fim de semana, o garoto de 11 anos foi campeão pan-americano de xadrez escolar, em evento disputado em Florianópolis. Leonardo venceu a modalidade blitz da categoria sub-11 absoluto, somando oito pontos em nove partidas. O pódio foi completado pelo norte-americano Aayansh Guntaka e pelo canadense Julian Pan.
Além disso, Alonso também ficou com a segunda colocação no xadrez rápido do sub-11 absoluto, com seis pontos em sete rodadas. O itajaiense ficou atrás apenas do peruano Daniel Paolo Gallegos Quispe.
Continua depois da publicidade
O torneio reuniu atletas de países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Peru e República Dominicana. Itajaí também foi representada por Davi Arthur Volpi Botelho, que alcançou o nono lugar na categoria sub-17 de xadrez rápido, e por Flávio Crautchychyn Penna, que terminou em 16º lugar da categoria sub-17 de xadrez blitz.
O resultado no pan-americano é mais uma conquista para a galeria de Leonardo em 2025, ano em que ele já foi tricampeão catarinense em sua categoria e vice-campeão brasileiro sub-20.
Continua depois da publicidade
Anderson Davi
Anderson Davi; jornalista no DIARINHO, formado pela Univali, com atuação na editoria de Esportes.