O Museu Histórico de Itajaí iniciou uma campanha pra receber itens de moradores que poderão integrar o acervo da instituição e ganhar exposições. Podem ser doados objetos como fotografias, documentos, moedas, utensílios domésticos, vestimentas, instrumentos de trabalho ou peças antigas de mobiliário.
Continua depois da publicidade
Os interessados em contribuir devem procurar o museu e obter informações sobre como funciona o processo de doação. Os itens serão avaliados por uma equipe técnica. Conforme o parecer, os objetos ...
Os interessados em contribuir devem procurar o museu e obter informações sobre como funciona o processo de doação. Os itens serão avaliados por uma equipe técnica. Conforme o parecer, os objetos podem ser recusados ou aceitos para incorporação ao acervo. Cada item doado é catalogado, preservado e pode integrar exposições permanentes ou temporárias.
Continua depois da publicidade
A ideia é que os moradores possam contribuir com objetos pessoais ou da família para que a história de Itajaí seja contada de forma plural, representando diferentes gerações, famílias e tradições. O museu, instalado no palácio Marcos Konder, preserva a memória da cidade e já reúne milhares de peças que retratam a formação do município desde a “Vila de Itajahy”.
A diretora-executiva da Fundação Genésio Miranda Lins, Sandra Vanzuita, destaca a importância das doações recebidas pelo museu. “O gesto da doação não é apenas um ato de preservação, mas também de generosidade. Ele garante que memórias particulares se transformem em patrimônio coletivo, acessível a todos”, comenta.
Continua depois da publicidade
A pessoa que doar um objeto recebe o reconhecimento pela entrega. O nome dela é registrado e citado junto ao item doado, assegurando a valorização da contribuição para a preservação do patrimônio cultural do município. Com a doação, a memória daquela família passa a fazer parte da memória coletiva de Itajaí.
“Lembranças que poderiam ficar esquecidas em uma gaveta ou guardadas apenas em uma família passam a ter relevância para toda a comunidade, ajudando a construir e manter viva a identidade cultural de Itajaí”, completa a diretora.
Mais de 10 mil peças
O palácio Marcos Konder, construído em 1925 com arquitetura eclética, abriga a sede do Museu Histórico de Itajaí, inaugurado em 1982. As exposições temáticas (temporárias e permanentes) dão destaque para objetos de uso cotidiano, além de máquinas fotográficas, mesa de jogos, armas, indumentárias, obras de arte e de arte sacra.
O acervo ilustra o desenvolvimento urbano e as transformações sociais de Itajaí ao longo do tempo. Segundo a Fundação Genésio Miranda Lins, o museu conta com mais de 10 mil peças, as quais representam a história da cidade e da região desde os tempos do império. A coleção de cédulas e moedas é a maior da instituição.
No acervo do museu já há itens doados por famílias tradicionais e anônimos, dos quais se registrou ou se tem pouca ou nenhuma informação. Com a nova campanha de doação, a proposta é também ter o registro e a história dos doadores, além da importância, origem e valor histórico do objeto doado.
Atendimento e visitas
Rua Hercílio Luz, 681, centro
Telefone: (47) 3348-1335
Continua depois da publicidade
E-mail: mhi@itajai.sc.gov.br
Administrativo: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
Atendimento ao público (exposições): de terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.