ITAJAÍ
Museu Histórico recebe doações para compor acervo e exposições
Objetos do cotidiano, fotografias e memórias de família podem virar peças valiosas para a história da cidade
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O Museu Histórico de Itajaí iniciou uma campanha pra receber itens de moradores que poderão integrar o acervo da instituição e ganhar exposições. Podem ser doados objetos como fotografias, documentos, moedas, utensílios domésticos, vestimentas, instrumentos de trabalho ou peças antigas de mobiliário.
Os interessados em contribuir devem procurar o museu e obter informações sobre como funciona o processo de doação. Os itens serão avaliados por uma equipe técnica. Conforme o parecer, os objetos podem ser recusados ou aceitos para incorporação ao acervo. Cada item doado é catalogado, preservado e pode integrar exposições permanentes ou temporárias.
Continua depois da publicidade
A ideia é que os moradores possam contribuir com objetos pessoais ou da família para que a história de Itajaí seja contada de forma plural, representando diferentes gerações, famílias e tradições. O museu, instalado no palácio Marcos Konder, preserva a memória da cidade e já reúne milhares de peças que retratam a formação do município desde a “Vila de Itajahy”.
A diretora-executiva da Fundação Genésio Miranda Lins, Sandra Vanzuita, destaca a importância das doações recebidas pelo museu. “O gesto da doação não é apenas um ato de preservação, mas também de generosidade. Ele garante que memórias particulares se transformem em patrimônio coletivo, acessível a todos”, comenta.
A pessoa que doar um objeto recebe o reconhecimento pela entrega. O nome dela é registrado e citado junto ao item doado, assegurando a valorização da contribuição para a preservação do patrimônio cultural do município. Com a doação, a memória daquela família passa a fazer parte da memória coletiva de Itajaí.
“Lembranças que poderiam ficar esquecidas em uma gaveta ou guardadas apenas em uma família passam a ter relevância para toda a comunidade, ajudando a construir e manter viva a identidade cultural de Itajaí”, completa a diretora.
Mais de 10 mil peças
O palácio Marcos Konder, construído em 1925 com arquitetura eclética, abriga a sede do Museu Histórico de Itajaí, inaugurado em 1982. As exposições temáticas (temporárias e permanentes) dão destaque para objetos de uso cotidiano, além de máquinas fotográficas, mesa de jogos, armas, indumentárias, obras de arte e de arte sacra.
O acervo ilustra o desenvolvimento urbano e as transformações sociais de Itajaí ao longo do tempo. Segundo a Fundação Genésio Miranda Lins, o museu conta com mais de 10 mil peças, as quais representam a história da cidade e da região desde os tempos do império. A coleção de cédulas e moedas é a maior da instituição.
Continua depois da publicidade
No acervo do museu já há itens doados por famílias tradicionais e anônimos, dos quais se registrou ou se tem pouca ou nenhuma informação. Com a nova campanha de doação, a proposta é também ter o registro e a história dos doadores, além da importância, origem e valor histórico do objeto doado.
Atendimento e visitas
Rua Hercílio Luz, 681, centro
Telefone: (47) 3348-1335
Continua depois da publicidade
E-mail: mhi@itajai.sc.gov.br
Administrativo: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
Atendimento ao público (exposições): de terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.
Continua depois da publicidade
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.