PAIXÃO
Os 11 maiores times da Argentina
Conteúdo de terceiros [comercial@diarinho.com.br]

O Brasil é o país do futebol, mas nós temos ao nosso lado outra nação tão apaixonada pelo esporte bretão quanto a gente. A história dos maiores times da Argentina são prova do quanto esse povo também ama futebol e casas de apostas como a Betfair.
Para ter uma noção dessa paixão, a Argentina ainda é o país com mais títulos de Libertadores e Buenos Aires é a cidade com maior quantidade de estádios de futebol no mundo.
Continua depois da publicidade
Neste texto, vamos listar os 11 maiores times argentinos, organizados pela soma dos títulos deles em Campeonatos Argentinos, Libertadores e Intercontinentais. Confira quem são!
Boca Juniors
- 35 Campeonatos Argentinos
- 6 Libertadores
- 3 Intercontinentais
Representando a classe trabalhadora do bairro de La Boca, em Buenos Aires, o Boca Juniors tem uma conexão visceral com seus torcedores. Essa conexão entre time e torcida fazem da icônica La Bombonera, um dos estádios mais temidos e admirados do mundo.
Continua depois da publicidade
Conhecido por sua rica história de sucesso, especialmente na Copa Libertadores, o Boca construiu uma reputação de time aguerrido e decisivo em momentos cruciais. A rivalidade com o River Plate merece um capítulo à parte de tão grandioso que é, não só para o país, como para qualquer um que respira futebol.
River Plate
- 38 Campeonatos Argentinos
- 4 Libertadores
- 1 Intercontinental
E daí que o Boca tem mais Libertadores? O torcedor do River Plate pode bater no peito de dizer que venceu o maior rival naquela que possivelmente foi a maior final da história da competição, em 2018.
Conhecido como "Os Milionários", O River Plate é a personificação da elegância e do sucesso no futebol argentino. Sua casa, o Monumental de Nuñez, é o maior estádio da Argentina e palco de momentos inesquecíveis. Além disso, o time é o maior campeão do Campeonato Argentino, com 38 conquistas.
Independiente
- 16 Campeonatos Argentinos
- 7 Libertadores
- 2 Intercontinentais
Imagina você ser tão vitorioso em uma competição que resolve dar o nome dela ao seu estádio? Essa é a moral do Independiente, que desde 1984 é o maior campeão da Libertadores da América, com sete títulos.
Campeão argentino 16 vezes, o Independiente tem como maior rival o Racing. Os estádios dos dois times estão separados por apenas 200 metros de distância, o que só aumenta a intensidade e o folclore que cercam os confrontos entre eles.
Racing
- 18 Campeonatos Argentinos
- 1 Libertadores
- 1 Intercontinental
Chamado carinhosamente de "La Academia", o Racing conta com uma história que o coloca em uma posição de destaque entre os maiores times da Argentina. O apelido foi conquistado no início do século XX, quando o clube dominou o cenário local, vencendo sete campeonatos consecutivos.
Ele também foi o primeiro time argentino a vencer a Copa Intercontinental, em 1967. A paixão de sua torcida é lendária e se manifesta de forma ainda mais intensa no "Clásico de Avellaneda", com o rival e vizinho Independiente.
Continua depois da publicidade
San Lorenzo
- 15 Campeonatos Argentinos
- 1 Libertadores
“Club Argentino Sin Libertadores de América”. Era assim que os rivais debochavam da sigla CASLA, que faz parte do escudo do San Lorenzo. Porém, a piada morreu em 2014, quando o clube venceu o torneio continental, com a benção do seu torcedor mais ilustre, o papa Francisco.
Além de ser conhecido por todos que fazem aposta de futebol como o “time do papa”, o San Lorenzo conta com uma história rica localmente, com 15 Campeonatos Argentinos. Por conta disso, ele faz parte, junto com Boca, River, Independiente e Racing, dos “cinco grandes da Argentina”.
Vélez Sarsfield
- 11 Campeonatos Argentinos
- 1 Libertadores
- 1 Intercontinental
O Vélez Sarsfield, conhecido como "El Fortín", é um clube que se destaca por sua filosofia de jogo, sua gestão eficiente e por ser um dos mais organizados do futebol argentino.
O auge do clube foi na década de 1990, quando o clube conquistou a Copa Libertadores de 1994 - impedindo o tricampeonato consecutivo do São Paulo - e, em seguida, a Copa Intercontinental, superando o poderoso Milan.
Estudiantes
- 6 Campeonatos Argentinos
- 4 Libertadores
- 1 Intercontinental
O Estudiantes de La Plata, conhecido como "El León", tornou-se um gigante do futebol sul-americano na década de 1960, quando conquistou a Copa Libertadores por três anos seguidos (1968, 1969 e 1970).
Continua depois da publicidade
Liderado por ícones como Juan Sebastián Verón, o clube conquistou a glória eterna novamente em 2009. A rivalidade com o Gimnasia y Esgrima é intensa, fazendo do "Clássico Platense" um dos maiores do país.
Newell's Old Boys
- 6 Campeonatos Argentinos
O Newell's Old Boys é um dos clubes mais icônicos de Rosário e uma verdadeira fábrica de talentos. Sua história se destaca pela paixão de sua torcida e pela excelência de suas categorias de base, que revelaram nomes que se tornaram lendas do futebol mundial, como Lionel Messi e Ángel Di María.
Com muito respeito à própria história, o clube rebatizou a própria casa como “Estádio Marcelo Bielsa”, técnico que liderou o time à dois dos seis Campeonatos Argentinos que o Newell’s conquistou.
Huracán
- 5 Campeonatos Argentinos
O Huracán é um dos clubes mais tradicionais de Buenos Aires, com uma rica história que se mescla com a cultura e a paixão dos bairros. O apelido "El Globo" vem do balão que adorna seu escudo
A rivalidade com o San Lorenzo, conhecida como o "Clássico de Bairro", é uma das mais intensas e folclóricas da Argentina. Apesar de não ter o mesmo número de títulos de outros gigantes, a história do Huracán é de resiliência, de superação e de uma conexão profunda com suas raízes.
Continua depois da publicidade
Rosario Central
- 4 Campeonatos Argentinos
O Rosario Central é a outra grande paixão da cidade de Rosário e um dos clubes mais populares e influentes da Argentina. Sua história é marcada por uma torcida que é considerada uma das mais apaixonadas e fanáticas do país.
A rivalidade com o Newell's Old Boys, conhecido como o “Clássico de Rosário”, é o ponto central da história do clube. Além da rivalidade, o Central conquistou títulos importantes ao longo de sua história e é um clube que representa a garra, a identidade e o orgulho do povo de Rosário.
Argentino Juniors
- 3 Campeonatos Argentinos
- 1 Libertadores
Seria injusto fechar essa lista sem citar o clube que apresentou ao mundo Diego Armando Maradona, o homem que sintetiza o que é o futebol argentino.
Carinhosamente chamado de "El Semillero del Mundo" (O Semeador do Mundo), o clube de Buenos Aires tem uma reputação lendária por formar também craques como Cambiasso, Juan Román Riquelme e Juan Pablo Sorín.
Apesar de não ser um dos cinco maiores times da Argentina, o Argentinos Juniors tem como maior feito a conquista da Copa Libertadores em 1985, um título que o clube alcançou em sua primeira participação no torneio.
Conteúdo de terceiros
Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante ou parceiro e tem fins exclusivamente informativos ou promocionais. Não representa necessariamente a opinião editorial do DIARINHO.