A abertura de um dos maiores festivais do cinema brasileiro foi acompanhada de uma homenagem a Rodrigo Santoro. Com 30 anos de carreira, o ator foi reconhecido por sua trajetória nacional e internacional no 53º Festival de Cinema de Gramado na noite da última sexta-feira.
Santoro recebeu o Kikito de Cristal, honraria dedicada a artistas com grande contribuição à sétima arte. A premiação aconteceu faltando exatamente uma semana para os 50 anos do ator. ...
Santoro recebeu o Kikito de Cristal, honraria dedicada a artistas com grande contribuição à sétima arte. A premiação aconteceu faltando exatamente uma semana para os 50 anos do ator.
Continua depois da publicidade
A cerimônia aconteceu no tradicional Palácio dos Festivais e contou com a presença de artistas convidados, autoridades e apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. Rodrigo também deixou sua marca na Calçada da Fama, eternizando suas mãos num dos azulejos da atração turística gaúcha.
Logo após a homenagem, o festival exibiu o longa “O último azul”, que deve estrear nos cinemas no dia 28. Protagonizado por Santoro e Denise Weinberg, o filme se passa em um Brasil distópico, onde o governo transfere idosos para colônias habitacionais na Amazônia.
Dirigido por Gabriel Mascaro, a obra já foi aclamada internacionalmente durante o Festival de Berlim e recebeu o Urso de Prata. O longa também conquistou prêmios no Festival de Guadalajara nas categorias de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção e Melhor Atriz.
Além disso, o filme é uma das apostas da Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2026.
Festival de Gramado
O Festival de Gramado é considerado um dos eventos mais importantes da América Latina. O evento segue até o dia 23 de agosto e deve receber diversas exibições de filmes e curtas nos próximos dias.