Na manhã de sábado, o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, fez a captação de órgãos de um jovem de 21 anos, vítima de traumatismo craniano após um acidente de moto. A morte encefálica foi confirmada ainda nesta semana.
O rapaz fazia parte do grupo de motociclistas Insanos, reconhecido mundialmente. Durante o protocolo que confirmou a morte encefálica e os procedimentos de captação, os colegas de estrada ...
O rapaz fazia parte do grupo de motociclistas Insanos, reconhecido mundialmente. Durante o protocolo que confirmou a morte encefálica e os procedimentos de captação, os colegas de estrada permaneceram em frente ao hospital em revezamento, acompanhando a família e prestando apoio. O gesto emocionou pacientes, profissionais de saúde e moradores que presenciaram a cena.
Continua depois da publicidade
Diante da perda, a família do jovem autorizou a doação de fígado, pâncreas, rim e globo ocular. Os órgãos serão encaminhados para pacientes que aguardam por transplante, oferecendo novas chances de vida.
Santa Catarina é referência nacional em doação de órgãos. Só em 2024, segundo dados da Central Estadual de Transplantes, o estado alcançou taxas superiores à média brasileira, consolidando-se como um dos líderes nesse tipo de procedimento.
O acidente
O motociclista de 21 anos bateu na traseira de um carro na rodovia Antônio Heil, no bairro Itaipava, por volta das 8h da última terça-feira. Segundo relato dos policiais militares, o Palio seguia no sentido Itajaí–Brusque quando, no quilômetro 4, o trânsito parou por causa de um congestionamento.
O condutor da motocicleta JTZ Master Ride não percebeu o breque, não reduziu a velocidade a tempo e bateu com tudo atrás do Palio. Ele foi levado para o hospital, onde acabou não resistindo aos ferimentos.