PADRÃO FIFA
Balneário Camboriú inaugura Centro de Desenvolvimento da CBF
Estrutura inédita em Santa Catarina é fruto de parceria entre CBF, FCF, Fifa e prefeitura
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]



Balneário Camboriú recebeu na sexta-feira o Centro de Desenvolvimento do Futebol de Santa Catarina. Localizado na alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, ao lado da sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), no bairro dos Municípios, o complexo é o primeiro do tipo no estado e faz parte do legado da Copa do Mundo de 2014 para cidades que não sediaram jogos.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Juliana Pavan (PSD); do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud; do presidente da FCF, Rubens Angelotti; do prefeito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD), além de campeões do mundo de 1994: Márcio Santos, Bebeto e Branco.
Continua depois da publicidade
A obra é fruto de parceria entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FCF, a Fifa e a prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Esportes. Financiada com recursos do Fundo do Legado da Copa, administrado pela CBF, a estrutura conta com campo de futebol, prédio principal, vestiários, sala de massagem, área médica, salas de reuniões, lanchonete, arquibancada para 480 pessoas e estacionamento.
Uso comunitário garantido
A prefeita Juliana Pavan acompanhou o projeto desde a época em que era vereadora e disse que lutou para garantir que o espaço fosse também da comunidade. “Valeu a pena, porque a nossa briga foi no sentido de que a comunidade precisava ter a sua parte aqui. Precisava ter o seu momento de poder usufruir desse campo”, afirmou.
Segundo ela, todo o processo foi acompanhado de perto. “Foram muitas reuniões, assinaturas, conversas, visitas, e tudo isso valeu a pena. A comunidade sai ganhando — bairro dos Municípios, Balneário Camboriú, Santa Catarina — porque esse envolvimento do futebol vem ao encontro de um investimento muito importante que nós precisamos, enquanto gestores públicos, ter esse olhar sensível, que é para o esporte, que é o que transforma a vida”, disse.
Juliana confirmou em primeira mão que já há atividades programadas para o espaço. “Já tem jogo marcado para início de setembro. A final do campeonato amador! Pronto, falei!”, revelou.
Resgate do interesse pelo esporte
O ex-zagueiro Márcio Santos, campeão do mundo em 1994 e morador de Balneário Camboriú desde 1995, destacou a importância social do espaço. “O interesse dos jovens pelo futebol está deixando a desejar. Esse legado que está sendo inaugurado é excelente para poder reverter isso, chamar atenção dos jovens”, afirmou.
Ele disse que a prioridade não é revelar craques, mas que isso pode acontecer. “A parte social que vai ser feita aqui é gigantesca. E a estrutura é maravilhosa. Até brinquei agora há pouco: é como se começasse um prédio já construindo na cobertura.”
Continua depois da publicidade
Celeridade nas entregas
O presidente da CBF, Samir Xaud, ressaltou a importância do equipamento e disse que a entrega do centro estava entre suas prioridades. “É de extrema importância para a sociedade. Esse centro de desenvolvimento é uma ferramenta social muito importante para toda a sociedade. O futebol tem a capacidade de unir o mundo, unir as pessoas. Daqui podem surgir novos craques”, disse.
Segundo ele, a CBF assumirá a manutenção do espaço nos dois primeiros anos. “Até que as federações comecem a fazer um processo de autossustentabilidade desse legado, quem arca com essa despesa toda durante dois anos é a CBF”, afirmou.
Samir explicou que encontrou obras paradas ao assumir o cargo. “Em menos de 90 dias conseguimos destravar muitas coisas que estavam travadas do futebol brasileiro. Uma das prioridades foi a entrega desses centros do legado da Copa de 2014. Esse é o quarto centro que estamos entregando e vamos terminar os 14 previstos para o Brasil”, concluiu.
Continua depois da publicidade
Após a cerimônia, que contou também com a presença de outros campeões de 94, como Bebeto e Branco, houve um festival de futebol com dezenas de jovens da cidade.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.