Itajaí garantiu vaga na final ao vencer Balneário Piçarras por 2 sets a 1. Navegantes, por sua vez, derrotou Porto Belo por 2 a 0. A disputa pelo terceiro lugar será entre Porto Belo e Piçarras, no mesmo local, a partir das 20h30.
Continua depois da publicidade
O Itajaí Pró-Vôlei, que representa a cidade na competição, vive um momento especial. Com 20 anos de trajetória, o time conta com nomes que ajudaram a construir a história do esporte no município e que voltam a vestir a camisa do clube nesta primeira etapa do Jasc. A fase microrregional reúne 9499 atletas de 188 municípios catarinenses e abre caminho para as etapas regional e estadual. Esta última será entre 18 e 29 de novembro, em Chapecó. Itajaí, Navegantes, Piçarras e Porto Belo já estão classificados para a próxima fase.
Entre os destaques que retornaram ao time está João Vitor Bonanoni, formado na base do Itajaí Pró-Vôlei desde 2015. Ele foi campeão estadual infanto em 2018 e também venceu os Joguinhos Abertos no mesmo ano. Atuou na Liga Universitária dos Estados Unidos, onde foi eleito um dos melhores defensores da América do Norte em sua categoria.
O ponteiro Lucaian também reforça o elenco com um currículo de peso. Ele retorna com títulos como campeão do Jasc, campeão estadual adulto e vice-campeão da Superliga B, além de passagens por equipes como Blumenau, Brasília, Montes Claros e Guarulhos. Conquistou o Campeonato Paulista e foi vice da Copa Brasil.
Outro nome de destaque é Antony, que volta a defender Itajaí após uma década. Ele foi campeão dos Joguinhos Abertos e do Estadual em 2015, além de vice-campeão da Liga Nacional naquele ano. Com carreira internacional consolidada, possui medalhas e títulos pela Liga Portuguesa, Liga Tcheca e Copa do Kuwait. Agora, se prepara para atuar no Corona Brașov, da Romênia.
O levantador Matheus Botti, vice-campeão da Liga Nacional adulta e técnico do sub-19 há 11 anos, lidera o grupo na campanha. O oposto Matheus Sedrez, que integrou o time vice-campeão dos Joguinhos Abertos, comanda a equipe sub-17. Já Manoel Oliveira, tricampeão dos Joguinhos, atua na formação de novos talentos da iniciação esportiva.
A equipe é comandada pelo experiente Wigand Decker Júnior, técnico desde os anos 1980 e atual coordenador do projeto social Vôlei+Educação, em Itajaí. “Isso mostra que, mais do que títulos e conquistas, o que define esta equipe é a união entre experiência, talento e a força de um projeto que, há duas décadas, forma atletas, inspira jovens e mantém viva a paixão pelo voleibol em Itajaí”, conclui Juliano Bendini, ex-atleta profissional, campeão da Champions League na Europa e, atualmente, diretor do Itajaí Pró-Vôlei.