O Almirante Sabóia foi o primeiro a chegar no píer da Marinha do Brasil. Mais tarde, a F45 também atracou píer turístico de Itajaí. A princípio, não haverá visitação pública aos navios, mas a Marinha do Brasil ainda não confirmou oficialmente essa informação.
Continua depois da publicidade
De acordo com a superintendência do Porto de Itajaí, os navios estão na cidade para integrar o evento de lançamento da segunda fragata do projeto das embarcações militares da classe Tamandaré, que está em construção em Itajaí. A cerimônia será às 11h de sexta-feira, no estaleiro TKMS Brasil Sul, no bairro da Murta.
A expectativa é que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) participe do batismo e do lançamento ao mar da fragata Jerônimo de Albuquerque (F201), que começou a ser construída em 2023. Ela é a segunda embarcação de um projeto que prevê quatro navios para a renovação das forças navais de defesa nacional.
Continua depois da publicidade
A primeira fragata, Tamandaré (F200), foi lançada no ano passado e deve ser incorporada à frota da Marinha ainda neste ano, após a instalação dos armamentos e os testes finais. Na época, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia.
A cerimônia da fragata Jerônimo de Albuquerque seguirá os mesmos ritos da primeira. Com a presença de autoridades, haverá o batismo oficial e o navio será levado a um dique flutuante no estaleiro, de onde será lançado ao mar de forma controlada.
Depois, a embarcação passará por fases de testes operacionais e de sistemas. Na última etapa, são instalados os armamentos e feitos os testes de mar. Todo o processo é acompanhado por um grupo de recebimento, liderado pelo capitão de fragata Vinícius Mendonça Lancetta, que será o primeiro comandante da embarcação.
Mais lançamentos
As outras duas fragatas serão lançadas em 2026 e 2027. A terceira embarcação, batizada de Cunha Moreira (F202), já está em construção em Itajaí. A produção começou em 2024 e teve o batimento de quilha em junho. O lançamento está previsto para 2026, com incorporação à Marinha em 2028. A construção da última fragata, a Mariz e Barros (F203), começa no ano que vem com entrega estimada até 2029.
Os navios
F45: A fragata União é um navio de guerra da classe Niterói, incorporado à Marinha do Brasil em 1980, construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Foi modernizada em 2003 com sistemas de armas e sensores atualizados. A embarcação é equipada com helicóptero e conta com tripulação de 243 militares. Desde 2011, lidera a Força-Tarefa Marítima da Unifil, missão da ONU no Líbano, coordenando navios de países como Alemanha, Bangladesh, Grécia, Turquia e Indonésia.
Continua depois da publicidade
NDCC Almirante Sabóia (G25): O navio de desembarque de carros de combate foi incorporado à Marinha do Brasil em 2009, após mais de 40 anos de serviço na Royal Navy, sob o nome RFA Sir Bedivere. Participou da Guerra das Malvinas e da Guerra do Golfo. Nomeado em homenagem ao ex-ministro da Marinha Henrique Sabóia, o navio é usado no transporte de tropas e cargas em operações anfíbias, ribeirinhas e de apoio logístico móvel. É capaz de fazer transbordos, operações aéreas, lançamentos e recolhimentos de veículos anfíbios, além de apoiar o movimento navio-terra por superfície ou helicóptero.