Amor de outras vidas
Conheça a história de Bastião, cachorro de Itapema que viralizou após ser flagrado curtindo boteco
Em entrevista ao DIARINHO, o tutor revela as aventuras do cão e vínculo que acredita atravessar vidas
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]

Uma cena diferente em um bar de Itapema virou fenômeno nas redes sociais e revelou ao Brasil o carisma do cão Bastião. O animal foi filmado pelo tutor, Leandro Gallas, sentado tranquilamente em uma mesa de bar. A gravação, com um toque de humor e muito afeto, viralizou. No TikTok, são mais de 7,5 milhões de visualizações. No Instagram, o vídeo passa de 2 milhões.
No registro, Leandro aborda o pet como se fosse um velho conhecido de vida boêmia. “Você só atrás de rapariga, parece eu quando era mais novo”, brinca. O cachorro entra no carro e senta ao lado do dono, como quem sabe que foi pego no flagra. Mas por trás do viral existe uma história carregada de coincidências e emoção.
Continua depois da publicidade
Bastião apareceu de forma inesperada na Marina Jet Life, empresa da família, poucos meses após a morte da antiga mascote, o cão Tigre. Para Leandro, o novo companheiro parecia trazer consigo muito mais do que simples semelhanças. “Eu não podia pegar outro cachorro, mas ele apresentou os mesmos comportamentos do Tigre,” contou.
O empresário lembra que o momento do encontro pareceu ter um significado especial. “Quando o Bastião apareceu nós tínhamos acabado de perder o Tigre. Nesse dia eu saí de jet ski e o Bastião veio atrás. Eu fui pro mar navegar e falei que se quando eu voltasse ele estivesse ali ainda e subisse no jet, eu ficaria com ele. Foi o que ele fez. Ele faz exatamente as mesmas coisas que o Tigre. Todo mundo que conheceu os dois diz que ele reencarnou. Desde o primeiro dia ele amou andar de jet ski, como se já tivesse andado antes, ou em outra vida”, relatou.
Continua depois da publicidade
Mesmo sem planejar, o empresário não resistiu e decidiu adotar o novo amigo. Levou ao veterinário, aplicou vacinas, comprou cama, roupas e coleira. Mas a liberdade falou mais alto. O cãozinho passou a sair sozinho pelas ruas de Itapema e só voltava quando queria. Preocupado, logo nos primeiros dias o empresário instalou um rastreador e colocou uma coleira com número de telefone.
Desde então, Bastião tem vida própria. Dorme na casa do dono, sai cedo, às vezes passa o dia na empresa, e em outras prefere explorar a cidade. Sempre volta ao meio-dia para almoçar e, mais tarde, por volta das 23h, retorna para dormir.
As histórias de sumiços são muitas. “Uma vez ele ficou três dias sumido, tava dormindo com um morador de rua num mercado. Outra vez ele ficou uma semana fora e eu levantei meu drone e descobri que ele “morava” em outra casa. Ele já foi visto no Perequê, dá 8 km daqui pela praia pra ir e 8 km pra voltar. Fez 16 km no dia”, conta.
A cena que ganhou o país aconteceu na noite de quarta-feira da semana passada. Leandro saiu do escritório quando recebeu um vídeo: Bastião tinha sido visto num bar no caminho de casa. Sem surpresa, foi até lá, gravou a chegada e postou. No vídeo seguinte, os dois aparecem já dividindo uma mesa, como bons parceiros.
Nos comentários, internautas se divertem. “Colocou o nome do cachorro de Bastião e não quer que ele fique no bar”, brincou um seguidor. “Ele já foi rápido pro carro antes que o dono fizesse escândalo na frente dos parceiros!”, escreveu outro. “Pela intimidade, isso acontece com frequência”, observou mais um.
Com fama repentina, hábitos livres e um vínculo que muitos acreditam atravessar vidas, Bastião é oficialmente uma personalidade da internet — e segue vivendo do jeito que mais gosta: livre, aventureiro e com espaço cativo no coração de Leandro.
@leandrogallas Esse cachorro não tem fundamento
♬ som original - Leandro GallasContinua depois da publicidade
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.