BALNEÁRIO
Vento derruba galho de árvore centenária da Martin Luther; ventos chegaram a 84 km/h em Itajaí
Local foi sinalizado durante o trabalho de remoção; veja o vídeo
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]





Um galho da árvore centenária que fica na esquina da avenida Martin Luther com a rua Jamaica, em Balneário Camboriú, quebrou com a força de uma rajada de vento no início da tarde desta segunda-feira. O galho quebrou, mas não se desprendeu totalmente. Um caminhão muck foi acionado para levar um trabalhador até o topo da árvore e fazer o corte do pedaço que ainda permanecia preso. Segundo o laboratório de Climatologia da Univali, as rajadas mais fortes foram registradas no molhe da Boca da Barra, em Itajaí, com velocidade de 84 km/h.
Para a retirada do material da pista, agentes de trânsito sinalizaram o local, enquanto a equipe da Defesa Civil fazia a análise da árvore. O trabalho foi executado entre 13h30 e 14h30, quando todas as pistas da avenida foram liberadas para o trânsito.
Continua depois da publicidade
A secretaria do Meio Ambiente também fará uma análise para verificar se há comprometimento estrutural na árvore. A espatódea (spathodea campanulata), também conhecida como tulipeira-africana, é uma árvore exótica de origem africana bastante comum em áreas urbanas do Brasil, devido à beleza de suas flores alaranjadas ou avermelhadas, em formato de sino. Pode atingir até 25 metros de altura, tem crescimento rápido, copa densa e folhagem verde-escura.
Ventos de 84 km/h em Itajaí
Segundo o laboratório de Climatologia da Univali, as rajadas mais fortes foram registradas no molhe da Boca da Barra, em Itajaí, com velocidade de 84 km/h. Ainda em Itajaí, a estação da Epagri, no bairro Itaipava, constatou ventos de 65,5 km/h.
Continua depois da publicidade
Navegantes registrou rajadas de 62,9 km/h no centro; Camboriú, 36,7 km/h no bairro São Francisco e em Brusque, a estação do bairro Santa Terezinha mediu ventos de 51,5 km/h, enquanto no centro da cidade as rajadas chegaram a 68,1 km/h. A Defesa Civil de Balneário Camboriú ainda não divulgou a intensidade dos ventos que atingiram a cidade.