O tempo a partir desta segunda-feira fica sinistro na região. Uma frente fria avança por Santa Catarina, acompanhada por um ciclone extratropical no oceano, e traz impactos diretos para o litoral, com previsão de ventos fortes, mar agitado e queda acentuada nas temperaturas.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é alto a muito alto para ocorrências causadas pelos ventos, que podem atingir até 70 km/h, e pelas ondas, que devem ultrapassar ...
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é alto a muito alto para ocorrências causadas pelos ventos, que podem atingir até 70 km/h, e pelas ondas, que devem ultrapassar os quatro metros em alto-mar.
Continua depois da publicidade
Em Itajaí, o mar já apresenta agitação desde o fim de semana, e a orientação é para que pescadores, navegadores e esportistas evitem qualquer atividade até que as condições melhorem.
Além da ventania, uma massa de ar frio começa a derrubar os termômetros em todo o estado. Em Itajaí, a mínima prevista pra segunda é de 11°C, com máxima de 21°C. Na terça, o frio aperta: os termômetros devem marcar mínima de 8°C e máxima de 17°C, com sensação térmica mais baixa ainda por causa do vento.
O avanço da massa de ar polar derruba as temperaturas em todas as regiões de SC, especialmente entre o oeste e os planaltos, onde as mínimas devem ficar próximas de 0°C.
O mar segue muito agitado até quarta-feira, com ondas entre 3,5 e 4,5 metros, principalmente no litoral sul e em alto-mar. A Defesa Civil reforça o risco de ressaca, erosão costeira e prejuízos para embarcações de pequeno porte.
A previsão indica que o tempo firme volta a predominar a partir de quarta-feira, tanto em Itajaí quanto no restante do estado. Mesmo com sol, o frio continua, com mínimas entre 7°C e 8°C no litoral e ainda menos nas áreas de serra. Na quinta-feira, as condições seguem parecidas: sol durante o dia e frio no início da manhã e à noite.