PALAVRA QUE TRANSFORMA
Semana gratuita de histórias e cultura afro movimenta Balneário Camboriú
Evento tem oficinas, contações e atrações culturais de 8 a 13 de setembro; inscrições já estão abertas
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]



A arte de contar histórias vai ganhar destaque em Balneário Camboriú entre os dias 8 e 13 de setembro, com uma semana inteira de atividades gratuitas para todas as idades. Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para a formação continuada do Festival de Contadores de Histórias, que nesta edição celebra o tema “Memórias Afro-Narrativas”.
A programação inclui seis encontros presenciais com educadores e artistas de diferentes partes do Brasil. Os temas vão da literatura negra para infâncias às tradições quilombolas e filosofia africana. As formações acontecem no Teatro Municipal Bruno Nitz, com entrada gratuita, arrecadação solidária de livros e emissão de certificado digital.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques estão a palestra com Helena Nascimento, sobre representatividade negra na literatura infantil; oficina de bonecas Abayomi com histórias do Quilombo Morro do Boi; e imersões em slam poesia, tradição oral e narrativas como ferramenta antirracista.
Além da formação, o evento promove apresentações de histórias em escolas públicas, praças e espaços culturais, além da circulação do Ônibus de Histórias – Conta pra Mim, com sessões abertas à comunidade. Haverá ainda intérpretes de Libras em várias apresentações e acessibilidade em todos os espaços.
Continua depois da publicidade
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site oficial: www.cialereviver.wordpress.com