BEM HUMORADO
De Maguila a Fofão: com quem Kennedy Nunes ficou parecido após o implante capilar?
Procedimento foi feito na última quinta-feira e inchaço no rosto é normal após aplicação de anestesia
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O vídeo do ex-chefe do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran) e atual chefe da Casa Civil de SC, Kennedy Nunes, tratando com leveza e bom humor os efeitos do procedimento de implante capilar que fez está viralizando na internet. A publicação foi feita na segunda-feira e, perto do meio-dia desta terça, já acumulava mais de 15 mil visualizações e uma renca de comentários. No vídeo, Kennedy diz que está muito parecido com o Maguila. “Eu não me aguento com essa cara”, brinca o ex-chefão do Detran na gravação.
Afastado da Casa Civil até quarta, Kennedy conta que foi o governador Jorginho Mello (PL) quem o incentivou a fazer o implante capilar. Kennedy, que tinha duas entradas consideráveis na cabeça, não planejava implantar cabelo. Há bastante tempo o governador Jorginho também passou pelo procedimento. “Eu fiz, nem ia fazer, mas o governador Jorginho me fez a cabeça pra eu fazer. Acabei fazendo na quinta-feira o transplante e daí é normal, eles colocam muito um produto para soltar o couro cabeludo, é normal ficar com os olhos inchados, mas hoje tá bem mais desinchado, amanhã [quarta] já retorno ao trabalho, é um procedimento normal, aí acabam levando com brincadeira....”, conta Kennedy.
Continua depois da publicidade
No vídeo publicado nas redes sociais, Kennedy se achou parecido com o lutador brasileiro Maguila, mas logo após a postagem, outras comparações surgiram: com o personagem infantil Fofão e até com alguém que teria levado uns tapas e ficado com o rosto inchado. Todos os memes e tiradas de onda são encarados na esportiva pelo ex-chefão do Detran.
Inchaço é considerado normal
De acordo com informações do site do médico Gustavo Sartorato, referência em transplante capilar formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, o inchaço é considerado normal.
“Durante o procedimento, aplicamos um líquido anestésico no couro cabeludo para garantir o conforto. Esse líquido, nos dias seguintes, tende a descer pelo subcutâneo da cabeça até a face. Isso ocorre por ação da gravidade, e costuma acontecer nos primeiros cinco dias após a cirurgia. Esse pequeno inchaço, chamado de edema facial transitório, é algo que já consideramos no pós-operatório e, em geral, desaparece naturalmente, sem necessidade de preocupação”, explica o artigo sobre o tema.
Nos cinco dias após o implante, a recomendação é evitar atividades que aumentem de forma intensa a circulação sanguínea. O inchaço pode aumentar conforme se eleva a frequência cardíaca dos pacientes nos primeiros dias. Isso inclui subir e descer escadas, caminhar longas distâncias ou fazer qualquer esforço físico que acelere o ritmo do coração.
Outra orientação do site é para que o paciente não fique completamente parado. É possível retomar atividades diárias leves, como trabalhar sentado, assistir TV, ler, usar o computador ou até mesmo fazer pequenas caminhadas em casa. O importante é evitar movimentos repetitivos ou intensos logo no início da recuperação.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"