Futebol sub-11
Pequeno município catarinense bate o Osasco e ganha Copa Furacão Nacional
São João do Itaperiú venceu nos pênaltis a equipe paulista e trouxe o troféu de um dos maiores torneios escolares do Brasil
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]

O time de futebol masculino sub-11 de uma pequena cidade do norte de Santa Catarina tem muito a celebrar. O sub-11 de São João do Itaperiú, formado por meninos estudantes locais, sagrou-se campeão da Copa Furacão Nacional, dos dos maiores torneios escolares de futebol do Brasil. E não foi pouca coisa: a vitória veio nos pênaltis, quando os meninos itaperiuenses bateram a forte equipe de Osasco, de São Paulo.
A final foi disputada no estádio do Atlético Paranaense, em Curitiba, neste sábado, dia 19, e acabou marcada por fortes emoções. O tempo regulamentar foi marcado pelo equilíbrio: o jogo terminou empatado em 1 a 1, e com isso, a decisão para os pênaltis.
Continua depois da publicidade
Nas cobranças e apesar de toda tensão marcada por finais da modalidade, os jovens atletas da capital catarinense da carne, como é conhecida São João (em virtude de sua vocação para o abate de bovinos) - venceram por 5 a 4 e trouxeram o troféu para casa.
Claro que um título como esse é muito celebrado numa cidade pequena: São João, desmembrado em 1992 de Barra Velha, tem menos de 7000 habitantes, e foi aí que familiares, moradores e torcedores locais fizeram festa para receber os atletas e celebrar a conquista histórica.
Continua depois da publicidade
O secretário de Esportes, Bruno Lourenço, afirmou que o resultado é fruto de muito esforço coletivo e da tradição esportiva que a cidade mantém com a Escola Furacão, vinculada ao Atlético Paranaense. “Com muita garra, espírito de equipe e dedicação, nossos atletas mostraram que o esforço vale a pena”, afirmou.
A delegação, formada por 22 jogadores, foi recepcionada na tarde deste sábado, dia 19, pelo prefeito Rovâni Delmonego (PSD). “É um orgulho. Eles levaram o nome da nossa cidade para o Brasil e mostraram que aqui também se formam campeões aos 11 anos de idade”, destacou o prefeito. “Nosso trabalho é de base, para fazer parte desse campeonato, mas o Osasco também lutou ferrenhamente”, reconheceu o prefeito ao DIARINHO, reforçando o trabalho da secretaria de Esportes, dos pais e do técnico Amorim.
No total, mais de 1100 alunos de 41 unidades da Escola de Futebol Furacão participaram do torneio, que iniciou na última quarta-feira, dia 16, e seguiu até este sábado, 19. A escola da modalidade é fruto do trabalho de Rovâni, prefeito da pequena cidade pela terceira vez. Foram 76 equipes em busca pelas taças nas categorias Sub-11 e Sub-13.