construção civil

Cidade atrai investidores com boom imobiliário de luxo

Com valorização de até 25% ao ano, Penha desponta como novo polo de imóveis premium em Santa Catarina

Crescimento do setor chegou a 500% na última década (Divulgação /PMP)
Crescimento do setor chegou a 500% na última década (Divulgação /PMP)

Impulsionada pela crescente valorização imobiliária, atrativos naturais e apelo turístico, Penha vive um momento de efervescência no setor da construção civil, especialmente no segmento de alto padrão. Com imóveis chegando a R$ 16 mil por metro quadrado e valorização anual que pode variar de 15% a 25%, o município passou a atrair grandes incorporadoras e investidores exigentes.

Continua depois da publicidade

A ascensão ganhou força a partir de 2019, quando o mercado imobiliário local começou a despontar diante da saturação de cidades vizinhas. A pandemia acelerou esse processo, transformando ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A ascensão ganhou força a partir de 2019, quando o mercado imobiliário local começou a despontar diante da saturação de cidades vizinhas. A pandemia acelerou esse processo, transformando segundas residências em moradias permanentes e elevando o padrão dos empreendimentos. “Esse movimento foi decisivo para consolidar Penha no mapa das cidades com alto potencial de crescimento urbano e valorização imobiliária”, destaca Paulo Obenaus, presidente do Núcleo de Penha e Balneário Piçarras do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí.

Continua depois da publicidade

Para Rafael Reis, secretário de Governo, o investimento de grandes construtoras não só ampliou a oferta de imóveis sofisticados, como também modernizou a infraestrutura urbana e reconfigurou o perfil da cidade. “Penha agora é vista como destino para viver com qualidade, com infraestrutura à altura do seu potencial turístico e econômico.”

O Sinduscon estima que, nos últimos 10 anos, o crescimento do setor na cidade tenha sido de 400% a 500%. Em 2023, 16 novos empreendimentos foram lançados e os projetos aprovados somaram mais de 366 mil metros quadrados — um salto em relação aos 270 mil m² do ano anterior. No exercício de 2025 já foram aprovados 79,54 mil m² e mais 231,19 mil m² estão em análise. A cidade figura hoje entre as 15 do estado com maior número de lançamentos imobiliários, segundo a plataforma GeoBrain.

Continua depois da publicidade

A Rôgga Empreendimentos foi uma das pioneiras na transformação urbana da cidade. Em 2009, lançou o Nautilus Home Club, um condomínio de alto padrão com foco em lazer e segurança. Desde então, tem ampliado seu portfólio com produtos premium. Um dos destaques é o Landscape Home Club, primeiro empreendimento temático da América do Sul inspirado no Beto Carrero World — um sucesso de vendas que reforça a aposta da empresa na região. “Penha é um dos nossos mercados estratégicos. Temos um banco de terrenos com potencial de R$ 8,5 bilhões e um plano robusto de lançamentos nos próximos anos”, afirma Thales Silva, diretor comercial da Rôgga.

O investidor paulista Antônio Augusto Martini é um exemplo da confiança no mercado local. Ele adquiriu seu primeiro imóvel em Penha há cinco anos e, no ano passado, voltou a comprar unidades na planta. “Nenhuma aplicação financeira me dá o retorno que os imóveis em Penha oferecem”, afirma.

Apesar do otimismo, especialistas alertam para a importância do crescimento planejado. “É essencial que o poder público acompanhe esse ritmo com contrapartidas como mobilidade, serviços e preservação ambiental”, reforça Obenaus. Para garantir que o desenvolvimento urbano aconteça de forma sustentável, o município contratou o escritório de Jaime Lerner para elaborar um Masterplan que servirá de base para a revisão do Plano Diretor.

A secretária de Turismo, Susan Corrêa, vê essa iniciativa como um marco na história da cidade. “Estamos entrando em uma nova fase de transformação, assim como ocorreu há 33 anos com a chegada do Beto Carrero. Penha está pronta para crescer com qualidade e visão de futuro”.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.188

TV DIARINHO


🎶🍲 FÉ, MÚSICA E COMIDA BOA! Balneário Camboriú agora tem um bar temático das religiões de matriz africana ...





Especiais

Endividamento dos adultos e crianças como alvo de anúncios

Bets no Brasil

Endividamento dos adultos e crianças como alvo de anúncios

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação



Blogs

Barco paulista tenta o tri na Super40 da SIVI

A bordo do esporte

Barco paulista tenta o tri na Super40 da SIVI

Rogério Corrêa

Blog do JC

Rogério Corrêa



Diz aí

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Diz aí, Spinelli!

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

ENTREVISTA

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

ENTREVISTA

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Diz aí, Maurício Boabaid!

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.