Um paciente diagnosticado com esquizofrenia ameaçou atacar os bombeiros voluntários de Penha a golpes de tesoura na terça-feira, na praia de Armação, em Penha. Os socorristas buscavam justamente resgatar o rapaz que estava desaparecido desde o final de semana e era procurado pelos familiares.
Continua depois da publicidade
De iniciais A. A. A. R., o jovem foi encontrado pela manhã e os familiares solicitaram aos voluntários o resgate – ele estava em quadro de surto psicótico, segundo os socorristas, na beira-mar perto ...
De iniciais A. A. A. R., o jovem foi encontrado pela manhã e os familiares solicitaram aos voluntários o resgate – ele estava em quadro de surto psicótico, segundo os socorristas, na beira-mar perto de um hotel do bairro.
Continua depois da publicidade
Além do quadro de esquizofrenia tipo A, o jovem teria ainda diagnóstico de depressão, transtorno bipolar e crises de pânico, e precisou ser contido. Os socorristas iniciaram a aproximação com uma abordagem tranquila – ele estava sentado à beira-mar, embaixo de uma árvore. Mas dada à aproximação, ele reagiu e resistiu ao encaminhamento.
Os bombeiros precisaram se valer de técnicas de contenção física, primeiramente retirando a tesoura das mãos do jovem e, em seguida, o conduzindo para ser atendido por um médico no Pronto Atendimento 24h, no centro de Penha.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com os socorristas, após a avaliação no PA 24h o rapaz foi levado para internação num instituto de psiquiatria, onde terá acompanhamento especializado. A idade do paciente não foi divulgada.