FESTA DO PESCADOR
Pescadores pegam 65 kg de camarão durante arrasto tradicional em Balneário Camboriú
Mais de 20 embarcações zarparam pelo rio Camboriú em direção ao mar neste sábado
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]







O mar da praia Central, de Balneário Camboriú, recebeu 23 embarcações no sábado no tradicional arrasto de camarão. O ato simbólico integra a programação da 36ª Festa do Pescador. Foram pescados cerca de 65 quilos de camarão sete barbas.
Era por volta das 8h quando os barcos zarparam do rio Camboriú para o mar. O arrasto reuniu diversos pescadores, entre eles Wagner Maria de Jesus. Morador da Barra, Wagner participa do ato há anos. “O arrasto é o momento mais importante da festa. É um ato que demonstra a união dos pescadores e reforça nossa luta diária”, disse.
Continua depois da publicidade
Os 65 quilos de camarão serão doados à Colônia de Pescadores Z-7. Os integrantes da entidade limpam e o vendem para arrecadar fundos para manutenção da Colônia. O presidente da Z-7, Valdelir Manoel da Silva, diz que todos os pescadores que participam do arrasto são listados e recebem prêmios.
Já a Fundação Cultural destaca que o tradicional arrasto de camarão é uma forma de ressaltar o patrimônio cultural e valorizar o trabalho dos pescadores.
Continua depois da publicidade