Itajaí
Arte para sentir: um passeio pela nova exposição da Galeria de Arte Univali
Exposição “aqui, onde estamos” reúne 26 artistas e provoca olhares sobre o cotidiano, a arte e o presente
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

“A arte existe porque a vida não basta”, escreveu Ferreira Gullar — e é com esse lembrete que a Galeria de Arte Univali recebe os visitantes. A frase, logo na entrada, antecipa o convite: desacelerar, observar e se permitir sentir. A nova exposição “aqui, onde estamos” estreou na quarta e segue até 29 de julho, reunindo obras de 26 artistas que, com suas criações, transformam o espaço em uma verdadeira jornada de sentimentos, reflexões e sensações.
Uma imersão em técnicas, materiais e emoções
Cada sala, cada parede, cada canto da galeria traz uma surpresa. São quadros, cerâmicas, esculturas em madeira e papel, fotografias e intervenções artísticas que exploram diferentes técnicas e materiais.
Continua depois da publicidade
Você vai encontrar obras em aquarela, tinta a óleo misturada com giz de cera, spray, marcador, pinturas sobre papel paraná e até arte sob papelão, onde cada artista traz um pouco de sua própria visão sobre o mundo e sobre o momento presente.
O resultado? Um ambiente que mistura o rústico e o delicado, o minimalismo e o excesso de detalhes, criando um passeio imersivo por estilos e sentimentos múltiplos. Cada obra tem algo a dizer e a beleza está justamente no contraste entre os estilos e propostas.
Continua depois da publicidade
Mais que uma galeria, um respiro no cotidiano
A exposição “aqui, onde estamos” é organizada pela Câmara Setorial de Artes Visuais, em parceria com a Fundação Cultural de Itajaí e Univali. Já a curadoria da galeria é assinada por Ane Fernandes e Luciana Knabben.
“A arte é um respiro na correria do dia a dia. Uma chance de aprender, pensar e refletir sobre novas perspectivas”, destaca Luciana.
E é isso que a mostra provoca: um chamado para olhar o mundo com mais atenção, para enxergar o inusitado nos detalhes, para perceber a beleza nos pequenos gestos e nas grandes ideias.
Um espaço que pulsa arte o ano inteiro
A Galeria de Arte Univali já é referência no circuito artístico da região, com exposições mensais e agenda confirmada até maio de 2026. Além das mostras em Itajaí, o espaço também leva arte para outros campi da universidade, como Balneário Camboriú e Biguaçu, incluindo ainda exposições nas bibliotecas.
Entre os artistas que já passaram por lá, estão nomes premiados como Nara Guichon, artista têxtil conhecida por suas esculturas e instalações com foco ambiental, e Fernando Lindote, referência nas artes visuais contemporâneas, com obras que transitam entre pintura, escultura e performance, ambos reconhecidos em premiações nacionais e internacionais.
Visita que vale cada minuto
Aberta ao público, a galeria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 21h. Grupos e escolas podem agendar visitas pelo Instagram oficial da galeria. E se você for, vá com o coração aberto e tempo livre. Deixe a pressa do lado de fora. Permita-se sentar, observar, respirar fundo e se deixar levar pela atmosfera que o espaço oferece.
Esta edição da exposição “aqui, onde estamos” reúne mais de 60 artistas. Uma parte na Casa da Cultura Dide Brandão e 26 artistas na Galeria de Arte Univali.
Veja o vídeo:
Continua depois da publicidade
Dica do DIARINHO: Visite no meio da tarde, quando a luz natural invade o espaço suavemente pelas janelas. A combinação de luz, arte e silêncio cria uma experiência quase meditativa, perfeita para quem precisa de um momento só seu (ou até para uma pausa com os amigos).
Porque a arte transforma
Você não precisa ser fã de museus ou expert em arte para se deixar tocar. Basta estar ali, presente. Em poucos minutos, a exposição desperta sentimentos sutis: leveza, inspiração ou simplesmente a vontade de enxergar os dias com mais cor. Afinal, a arte existe exatamente para isso: para preencher os espaços que a vida sozinha não dá conta.
Quem assina os olhares
São 26 artistas que compõem essa edição na Galeria de Arte Univali, incluindo nomes locais, regionais e até internacionais. Tem gente que pinta, desenha, esculpe e experimenta — e o mais bonito é que cada obra carrega um pedacinho de quem a criou.
- • Ana Clara Souza
- • Ana Claudia Marra
- • Ana Neves
- • Augusto Raio
- • Bolívar Salerno
- • Bruna Berger
- • Chris
- • Clarice Cardoso Hickel
- • Jade Cavalcante
- • Joel
- • Julia Booz
- • L.Moon
- • Limbo
- • Lindinalva Deólla
- • Lucia Mendes
- • Mara Bueno
- • Márcia D’Ávilla
- • Mauro Celum
- • Paulo Motta
- • Pit
- • Rosita Madalena Maia
- • Sara Ullrisch
- • Vanessa Lima
- • Wences