PISCINA DE ONDAS
Campeonato que revela novos talentos do surfe terá presença de Gabriel Medina em SC
Evento será na Surfland, em Garopaba, com formato de disputa por melhores ondas surfadas na direita e esquerda
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]




O surfista Gabriel Medina, tricampeão mundial de surfe, estará em Santa Catarina no Rip Curl GromSearch 2025, que acontece nesta quarta e quinta-feira na Surfland Brasil, a piscina de ondas que fica em Garopaba, no sul do estado. O evento é voltado para jovens talentos da modalidade até 16 anos e será dividido em três categorias: sub-12, sub-14 e sub-16.
O Rip Curl GromSearch chega aos seus 25 anos de história reunindo os principais talentos do Brasil e do mundo em um evento que é referência internacional na revelação de futuros campeões. Desde 2000, quando foi realizada a primeira edição no Brasil, o Rip Curl GromSearch se consolidou como uma das mais importantes plataformas de base do surfe, revelando grandes estrelas que hoje integram a elite mundial, como Gabriel Medina, Tyler Wright, Owen Wright, Italo Ferreira, Filipe Toledo, Sophia Medina e Samuel Pupo.
Continua depois da publicidade
“Acreditamos que investir na base é fundamental para o futuro do surfe, inspirando meninos e meninas a sonharem grande, superarem desafios e se conectarem com a essência do esporte. A Rip Curl é a marca de surfe que mais formou campeões mundiais e temos a honra de liderar essa iniciativa única, fortalecendo a comunidade e cultivando valores que transcendem as ondas”, declarou Fernando Machado, CEO da Rip Curl Brasil.
Para celebrar essa trajetória de sucesso, a edição de 2025 contará com a presença especial do tricampeão mundial Gabriel Medina, que estará no evento para inspirar e incentivar a nova geração de surfistas. Medina disputou e venceu diversas etapas do Rip Curl GromSearch quando ainda era amador.
Continua depois da publicidade
Ranking individual
O campeonato será durante a semana em três categorias por faixa etária, tanto no masculino quanto no feminino: sub-12, sub-14 e sub-16. O evento também estreia um novo formato de competição, baseado em ranking de performance individual. Cada atleta terá a oportunidade de surfar 12 ondas ao todo, sendo seis para a direita e seis para a esquerda, distribuídas ao longo dos dois dias de disputa.
O campeonato não terá finais como nos eventos tradicionais e os campeões serão definidos pela pontuação, considerando as melhores ondas de cada atleta durante os dois dias: uma de direita e uma de esquerda de cada dia.
O sistema será dividido como dois campeonatos distintos, com duas equipes de juízes trabalhando simultaneamente, uma para cada lado. A transmissão ao vivo do evento também será feita por dois canais diferentes no canal do YouTube (youtube.com/@ripcurl_brasil).
O ponto alto do campeonato será a premiação: os campeões das categorias sub-16, masculino e feminino, garantirão vaga na grande final mundial com os melhores grommets do mundo, com todas as despesas pagas pela Rip Curl Brasil. O local da final ainda será anunciado, mas a expectativa é de mais uma experiência inesquecível no cenário global do surfe.
Também serão premiados com R$ 2 mil o “Best score of the day” (melhor somatório do dia) e “Best wave of the day” (melhor onda do dia), nos dois naipes, além de cada vencedor do dia receber R$ 250 em produtos da Rip Curl para usar na loja em Garopaba.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"