ITAJAÍ
Nova fila do ferry foi adiada devido ao navio da BYD e à visita de Lula
Agentes que trabalhariam na mudança foram deslocados para controlar o trânsito nos dois eventos
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A mudança da fila do ferry-boat em Itajaí, esperada pra esta semana, ficou pra semana que vem. De acordo com a Codetran, o adiamento se deu devido à operação de transporte dos carros da BYD que chegaram no porto e à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Itajaí na quinta-feira.
Para os dois eventos, a Codetran teve que destinar grande parte das guarnições, que atuaram no esquema de trânsito para a comitiva da presidência e na operação da rota das cegonheiras que levam os veículos da BYD para os centros de distribuição. O descarregamento começou na quarta e se estenderá até domingo.
Continua depois da publicidade
A presença dos agentes de trânsito é necessária pra liberação da nova fila do ferry pra garantir a segurança da mudança e a orientação dos motoristas. O adiamento pra semana que vem, ainda sem dia exato, levou em conta os dias de chuva que atrasaram a pintura da sinalização.
No novo acesso pra fila do ferry será pela rua Joinville, no trecho nos fundos do Mercado do Peixe, seguindo pela avenida Prefeito Paulo Bauer. O trajeto ganhou uma faixa exclusiva para os motoristas que vão fazer a travessia pra Navegantes. Com a mudança, a fila deixará deixa de passar pela rua Félix Busso Asseburg, em frente ao Mercado Público.
Continua depois da publicidade
O trânsito vai continuar normal pela avenida Victor Konder (Beira-rio) e pelas ruas Félix Busso Asseburg e Olímpio Miranda Júnior, mas os motoristas não poderão mais entrar na fila do ferry após a rua Joinville, havendo apenas a opção de retorno por trás do mercado. Os trechos da rua Joinville e avenida Paulo Bauer, hoje com sentido único, passarão a ter mão dupla, com três faixas.
Desembarque de carros vai até domingo
Descarregamento de carros da BYD vai até domingo (Foto: João Batista)
A operação de desembarque dos 7292 carros trazidos pelo navio da BYD vai demorar além do previsto, se estendendo até domingo. A operação de descarregamento, histórica para o Porto de Itajaí e a maior do Brasil, começou na quarta-feira, quando o maior cargueiro de carros do mundo atracou no cais público do porto.
Segundo a Codetran, a quantidade de veículos exige uma operação estratégica pra organizar o trânsito de mais de 130 caminhões-cegonha pela cidade. Durante o esquema, a rua Benjamin Franklin Pereira permanecerá fechada entre a avenida Irineu Bornhausen (Caninana) e a rua Blumenau, servindo como ponto de espera para as cegonheiras.
Os caminhões entram no porto pelo portão 2, fazem o carregamento dos veículos e seguem em direção à BR 101. Agentes de trânsito permanecem nas barreiras em três pontos (portão do porto, final da Caninana e cruzamento da Blumenau com Benjamin Franklin Pereira), coordenando o fluxo de veículos e orientando os motoristas.
A operação também está sendo acompanhada pela secretaria da Fazenda, que vai avaliar os reflexos econômicos para o município quanto ao recolhimento de ISS e ICMS.
Continua depois da publicidade