O paratleta de Balneário Camboriú, João Matos Marques Cunha, fez história na primeira fase nacional do circuito de atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro, que encerrou no domingo, em São Paulo. Disputando a classe T72, ele quebrou o recorde das américas na prova dos 100m e o recorde brasileiro dos 400m, conquistando duas medalhas de ouro no evento.
Continua depois da publicidade
João compete na classe para atletas com grave comprometimento de coordenação motora, em provas de corrida com estrutura. Nos 100m, ele fez o índice técnico de 110.814%, com o tempo de ...
João compete na classe para atletas com grave comprometimento de coordenação motora, em provas de corrida com estrutura. Nos 100m, ele fez o índice técnico de 110.814%, com o tempo de 00:15.35. Com o resultado, ele se tornou o primeiro paratleta brasileiro a se classificar para o Mundial de Atletismo Paralímpico adulto na prova. Já nos 400m, o índice técnico foi de 104.899% com tempo de 01:06.74.
Continua depois da publicidade
“Ele chegou até nós no ano passado, com sequelas de um AVE [acidente vascular encefálico], e hoje está entre os melhores atletas do mundo na categoria. Eu sempre digo que quando um dos nossos atletas atinge uma marca como essa, é como se todas as pessoas com deficiência estivessem subindo ao pódio junto com ele. É representatividade e inspiração em sua forma mais pura”, destaca o técnico Caike Jacob Rovigo.
Mais medalhas
Continua depois da publicidade
Além das duas medalhas de ouro conquistadas pelo recordista, a equipe de Balneário Camboriú, formada por 12 paratletas, conquistou mais oito medalhas na competição: cinco de prata e três de bronze. A prata veio com Brenda Bensberg Sanches nos 100m (classe T72), Cleiton Freitas no lançamento de disco (classe F520), Susana Cristina da Silva no lançamento de dardo (classe F56), Vyctor Matias dos Anjos nos 400m (classe T47) e Suelen Marcheski de Oliveira nos 400m (classe T37). Suelen também faturou o bronze nos 100m e 200m, mesmo resultado de Caroline Gomes de Castro nos 200m (classe T37).