O navio BYD Shenzhen, com mais de sete mil veículos elétricos e híbridos da montadora chinesa de automóveis, entrou na programação pra atracar no Porto de Itajaí. A chegada do gigante, que é o maior cargueiro de carros do mundo, está prevista para quarta-feira. O horário ainda depende de confirmação do serviço de praticagem, mas seria por volta das 8h30.
Continua depois da publicidade
A atracação será no cais público do porto. O navio deixou a China há cerca de um mês, sendo a primeira viagem após ser inaugurado oficialmente em 22 de abril. A embarcação de 219 metros comprimento tem capacidade para até 9200 veículos, superando outros navios do tipo, que carregam até oito mil carros.
Continua depois da publicidade
A operação de desembarque deve durar três dias mobilizando mais de 500 profissionais, entre equipes operacional, logística e administrativa. A complexidade da operação exige sincronia entre diversas frentes, com média de 100 veículos movimentados por hora. Os veículos serão destinados a montadoras e centros de distribuição localizados em Araquari e Itajaí, fortalecendo a cadeia automotiva e reafirmando o papel estratégico de Santa Catarina na rota de veículos eletrificados.
O navio deixou a China há cerca de um mês, sendo a primeira viagem após ser inaugurado oficialmente em 22 de abril. A embarcação de 219 metros comprimento tem capacidade para até 9,2 mil veículos, superando outros navios do tipo, que carregam até oito mil carros.
Continua depois da publicidade
O cargueiro da BYD é o quarto da frota própria da empresa pra distribuição dos carros da montadora pelo mundo. Ele tem propulsão dupla, com Gás Natural Liquefeito (GNL) e combustível convencional. Outros dois navios da montadora ainda estão em construção pra atender à demanda global por veículos elétricos, com o Brasil entre os principais mercados.
Só no primeiro trimestre de 2025, a BYD exportou mais de 25 mil veículos para mais de 100 países usando seus próprios navios. As últimas entregas no Brasil foram neste mês. No dia 3 de maio, o navio BYD Hefei descarregou 5,3 mil carros no terminal Portocel, em Aracruz (ES). No dia 8 de maio, o mesmo porto recebeu mais uma carga pelo navio BYD Explorer 1.