ITAJAÍ
Máquina gigante despenca de construção e destrói três casas no bairro Cordeiros
Por sorte, máquina de 40 metros não atingiu ninguém; veja o vídeo
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]





















Uma máquina perfuradora de 40 metros de altura, usada na obra de um prédio na avenida Mário Uriarte, no bairro Cordeiros, em Itajaí, tombou sobre casas vizinhas na rua Arnaldo Emílio Dalçoquio na manhã desta segunda-feira, quando perfurava o solo. Por sorte, os imóveis vizinhos estavam vazios na hora do acidente.
O equipamento caiu sobre as casas 491 e 481. Na casa de número 491, com 96 metros quadrados, moravam A.F.L. e outras duas pessoas. Já no número 481 havia duas casas no mesmo terreno: uma de 84 metros quadrados, onde morava C.R.N.R., e outra de 60 metros quadrados, com quatro moradores. Apesar de todos os imóveis serem habitados, não houve feridos.
Continua depois da publicidade
Uma moradora gravou um vídeo logo após a queda. “Minha cunhada e o meu sobrinho estão tremendo... Olha o desespero! Minha casa tremeu, agora tenho que ver o que destruiu”, disse. Outro morador comentou que a moto escapou por pouco. “Olha a casa do seu Lamin. Minha moto estava aqui. Acabou com tudo”, relatou.
Continua depois da publicidade
A queda da máquina também danificou a rede elétrica da Celesc, uma calçada e um Celta que estava estacionado na rua. Após avaliação do local, os bombeiros deixaram as casas sob responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Os moradores das casas atingidas pelo equipamento foram para casas de parentes.
Segundo a Defesa Civil, uma residência foi interditada por completo e outra teve interdição parcial, limitada à área de festas nos fundos. Durante o atendimento da ocorrência, o trânsito na região ficou bloqueado, quando técnicos conseguiram retirar parte do maquinário que estava trabalhando numa obra da MS Empreendimentos. As demais partes da máquina permanecem no local e devem ser desmontadas para retirada total. Esse processo deve acontecer a partir desta terça-feira.
A Defesa Civil fará uma nova vistoria na área e podem haver novas interdições após a retirada do equipamento. A princípio, a construtora se comprometeu com os vizinhos a arcar com todo o prejuízo causado pelo equipamento.
Construtora diz que máquina perfurava o solo quando caiu

Em nota, a MS Empreendimentos informou que o acidente aconteceu durante a perfuração do solo. “A empresa esclarece que todos os atingidos foram prontamente atendidos e garante que seguirá dando todo o suporte necessário para as devidas reparações e assistência aos moradores afetados. A atividade era conduzida por equipe especializada contratada para esta fase da obra. A construtora está apurando as circunstâncias que levaram ao ocorrido”, disse a nota da empresa.
Continua depois da publicidade