A área na esquina das ruas Lauro Müller e Lages vai ganhar um novo prédio da construtora Clarus, em Itajaí. O residencial Altimare será um empreendimento de alto padrão, com 52 apartamentos, dois por andar, com vista para a Beira Rio.
Continua depois da publicidade
No terreno funcionava a cafeteria Cake Garden, agora atende no número 779 da mesma rua. A área também abrigava uma clínica e uma antiga casa. Os imóveis foram demolidos para abrir espaço pro novo ...
No terreno funcionava a cafeteria Cake Garden, agora atende no número 779 da mesma rua. A área também abrigava uma clínica e uma antiga casa. Os imóveis foram demolidos para abrir espaço pro novo empreendimento, com obras a serem iniciadas.
Continua depois da publicidade
Uma araucária que existe no terreno deverá ser cortada, mediante autorização do Instituto Itajaí Sustentável (Inis). O sócio da construtora Clarus, Bruno Pereira, explica que a árvore não pode ser transplantada por conta das características da raiz, que é do tipo pivotante e profunda. A avaliação foi feita pelo gestor ambiental e especialista em arborização urbana, Heli Schlickmann.
“Tínhamos interesse de fazer uma operação similar a que fizemos quatro anos atrás ao transplantar uma figueira do terreno onde foi realizado o residencial Vivacitá [na rua 15 de Novembro]”, disse Bruno. “Neste mês de junho estaremos entregando o residencial Vivacitá aos futuros moradores e é muito gratificante perceber que a figueira que foi transferida para a Praça dos Correios está cada dia mais linda”, lembra.
Continua depois da publicidade
O processo de autorização de corte está em andamento pelo Inis, com análise finalizada pra emissão do documento. Apesar da impossibilidade de transplante da árvore, a construtora estuda a destinação da madeira como mobiliário pra alguma escola ou praça municipais. Bruno diz que a sugestão partiu do consultor ambiental e já foi adotada em outros projetos.
“Fizemos isto em três empreendimentos: Piemonte, Essenza e Vivacitá. Estamos em contato com um artesão para poder depois procurar a prefeitura e propor a doação”, informa. A araucária é uma espécie nativa da Mata Atlântica e protegida por leis federais e estaduais. O corte é permitido em algumas situações, mas apenas mediante autorização de órgãos ambientais. O Inis ainda não respondeu ao DIARINHO sobre o processo de autorização de corte.