O governo norte-americano vai pagar uma recompensa de até 10 milhões de dólares – cerca de R$ 56,6 milhões – para quem der informações sobre a atuação do grupo terrorista Hezbollah na fronteira entre o Brasil, Argentina e o Paraguai. A medida foi anunciada na segunda-feira pela embaixada dos Estados Unidos em Brasília (DF) e faz parte do Rewards For Justice, programa que oferece recompensas por informações sobre ações terroristas contra os Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Segundo a embaixada, a recompensa visa obter dados pra barrar mecanismos financeiros do Hezbollah a partir de informações sobre as redes de financiamento do grupo na região da Tríplice Fronteira. ...
Segundo a embaixada, a recompensa visa obter dados pra barrar mecanismos financeiros do Hezbollah a partir de informações sobre as redes de financiamento do grupo na região da Tríplice Fronteira. Atividades como lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, além de operações comerciais em construção civil, venda de imóveis e importação e exportação de mercadorias, estariam entre as formas de arrecadação.
Continua depois da publicidade
“Nessa região, financiadores e facilitadores do Hezbollah arrecadam recursos para a organização terrorista por meio de lavagem de dinheiro; tráfico de entorpecentes; contrabando de carvão e petróleo; comércio ilegal de diamantes; contrabando de itens como dinheiro em grana, cigarros e produtos de luxo; falsificação de documentos; e falsificação de dólares americanos”, informa a embaixada.
O órgão explica que as recompensas podem ser pagas por informações que resultem na identificação de fontes de receita do Hezbollah, doadores ou facilitadores financeiros do grupo e instituições financeiras ou casas de câmbio que facilitem transações do Hezbollah. Também podem ser denunciadas empresas ou negócios ligados ao grupo, empresas de fachada e esquemas criminosos que envolvam membros ou apoiadores do Hezbollah.
Continua depois da publicidade
Outros detalhes sobre a oferta de recompensa estão disponíveis em www.rewardsforjustice.net. Qualquer pessoa que tenha informações dos braços financeiros no Hezbollah na fronteira dos três países pode entrar em contato com o programa por meio do Signal, Telegram e WhatsApp, no número +1-202-702-7843 ou por canal de denúncias do programa via Tor. A embaixada norte-americana frisa que todas as informações serão mantidas em sigilo absoluto.
Grupo terrorista

Governo dos EUA quer barrar fontes de financiamento do grupo na Tríplice Fronteira (Foto: Reprodução)
O Hezbollah é um grupo terrorista do Líbano que recebe armas, treinamento e financiamento do Irã, país classificado pelos Estados Unidos como “patrocinador do terrorismo”. Segundo a embaixada norte-americana no Brasil, estima-se que o grupo movimente um bilhão de dólares por ano, com apoio financeiro do Irã, negócios internacionais, redes de doadores, corrupção e atividades de lavagem de dinheiro.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos chama o Hezbollah como Organização Terrorista Estrangeira (FTO) desde 1997, pela lei de imigração e nacionalidade, e como Terrorista Global Especialmente Designado (SDGT), desde 2001. Desde 1984, o programa Rewards for Justice já pagou mais de 250 milhões de dólares a mais de 125 pessoas que repassaram informações que ajudaram a barrar ameaças terroristas.