POLÊMICA

Prefeito diz que vai internar quem levar bebê reborn para posto de saúde

Declaração ocorreu após avanço de projetos de lei para regulamentar uso dos bonecos em serviços públicos

Foto: Reprodução/Instagram @joaorodriguessc
Foto: Reprodução/Instagram @joaorodriguessc

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), foi direto ao ponto ao afirmar que pessoas que levarem bebês reborn para atendimento em unidades de saúde da cidade poderão ser internadas de forma involuntária. A fala foi divulgada nesta sexta-feira, em um vídeo publicado nas redes sociais do próprio prefeito. As informações são do portal ND+.

Continua depois da publicidade

Os bebês reborn são bonecos hiper-realistas que reproduzem nos mínimos detalhes os traços de um recém-nascido. Feitos com materiais que simulam pele, cabelo, veias e até rugas, esses bonecos criam ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Os bebês reborn são bonecos hiper-realistas que reproduzem nos mínimos detalhes os traços de um recém-nascido. Feitos com materiais que simulam pele, cabelo, veias e até rugas, esses bonecos criam vínculos afetivos entre colecionadores e os brinquedos, gerando debates sobre o uso em ambientes públicos.

Continua depois da publicidade

Apesar das críticas, o prefeito disse não ser contra quem possui os bonecos. “Pode ter, guardar, fazer coleção, o problema é quando querem tratar como um bebê de verdade. Estão levando para consulta, para vacinação. Isso ultrapassa o razoável”, afirmou. Segundo ele, pessoas que insistirem nesse comportamento “não podem estar bem”.

A declaração ocorre no contexto da tramitação de projetos de lei em diferentes estados e no Congresso Nacional sobre o uso desses bonecos em serviços públicos. “Chapecó não vai criar nenhuma lei sobre isso. Aqui, a gente trata com bom senso. Quem quiser atendimento médico para boneco vai ser internado, e ponto final”, concluiu.

Continua depois da publicidade

A assessoria de imprensa informou que o prefeito não vai se manifestar além do vídeo. A fala teve repercussão nas redes sociais, com manifestações tanto de apoio quanto de críticas.

Projetos de lei avançam em Brasília

 Na Câmara dos Deputados, pelo menos três propostas foram apresentadas nesta semana sobre o tema. Um projeto do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) quer proibir o atendimento médico a bonecas reborn em unidades públicas de saúde, sob o argumento de que isso desvia recursos e atenção de pacientes reais.

Outro projeto, da deputada Rosângela Moro (União-SP), sugere incluir atendimento psicossocial no SUS para pessoas que desenvolvem vínculos afetivos intensos com os bonecos. Já o deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) propôs multar quem tentar usar uma boneca para obter atendimento prioritário, direito garantido a pessoas com crianças de colo.

O que são os bebês reborn

 As bonecas reborn, também chamadas de “bebês realistas”, são confeccionadas artesanalmente para imitar com precisão os traços de um recém-nascido. Cada detalhe é pensado para aumentar a semelhança: cor da pele, veias, cabelo implantado fio a fio, cílios e até pequenas imperfeições.

A brincadeira surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e ganhou popularidade no Brasil, especialmente nas redes sociais. Plataformas como YouTube e TikTok concentram perfis dedicados à rotina de cuidados com essas bonecas, que podem custar milhares de reais.

Uso terapêutico e debate sobre saúde mental

 Embora sejam itens de colecionismo, os bebês reborn também são utilizados como ferramentas terapêuticas, especialmente em casos de luto ou ansiedade. No entanto, o uso fora desse contexto levanta discussões sobre a necessidade de acompanhamento psicológico, principalmente quando há confusão entre fantasia e realidade.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.114


TV DIARINHO


O coronel da reserva da Polícia Militar e atual secretário de Segurança Pública de Balneário Camboriú ...



Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Blogs

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Espaço Saúde

🥤🍟 Alimentos ultraprocessados e saúde mental: qual a ligação?

Le Lis

Blog da Jackie

Le Lis

Bira no Podemos?

Blog do JC

Bira no Podemos?



Diz aí

"O estacionamento rotativo dá prejuízo para o município"

Diz aí, Evaldo!

"O estacionamento rotativo dá prejuízo para o município"

Secretário Evaldo participa ao vivo do programa Diz aí!

TARDE DE QUINTA

Secretário Evaldo participa ao vivo do programa Diz aí!

"O meu grupo tinha controle e mapeamento de todos os traficantes da região"

Diz aí, Gularte!

"O meu grupo tinha controle e mapeamento de todos os traficantes da região"

PF aposentado de Itajaí participa de entrevista ao vivo

Diz aí desta quarta

PF aposentado de Itajaí participa de entrevista ao vivo

"Não tem a possibilidade de a Wolbachia sair do corpo dos mosquitos"

Diz aí, Gabriel Sylvestre!

"Não tem a possibilidade de a Wolbachia sair do corpo dos mosquitos"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.