Avacinação contra a gripe em Santa Catarina passou da marca de um milhão de doses aplicadas, mas a imunização ainda é baixa, mesmo após o Dia D no sábado retrasado, com aplicação de mais de 163 mil doses. O estado está na terceira posição nacional de vacinação contra a influenza, com a cobertura de 27,85% para grupos prioritários (gestantes, crianças e idosos), acima da média nacional de 22,28%. A meta é 90%.
Continua depois da publicidade
A preocupação com a baixa cobertura se dá pela proximidade do inverno, pois com a queda das temperaturas aumentam as chances de doenças respiratórias, como a gripe. As doses contra a gripe ...
A preocupação com a baixa cobertura se dá pela proximidade do inverno, pois com a queda das temperaturas aumentam as chances de doenças respiratórias, como a gripe. As doses contra a gripe continuam disponíveis nos postos pra toda a população, a partir de crianças de seis meses de idade. O chamamento vale também para os grupos prioritários, de pessoas mais vulneráveis à doença e com risco de complicações mais graves.
Continua depois da publicidade
Pra reforçar a proteção e ampliar a cobertura vacinal, neste ano a vacina contra a gripe foi incorporada ao Calendário de Vacinação de crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. A imunização ficará disponível ao longo do ano, mesmo após o período da campanha nacional. É preciso levar a carteira de vacinação e um documento com foto pro atendimento.
Continua depois da publicidade
Cobertura também baixa na região
Na região da Amfri, a cobertura vacinal para gestantes, crianças e idosos é de apenas 26,43% do total de 206 mil pessoas que integram o público-alvo. Em Itajaí, a secretaria de Saúde mantém o horário estendido de postos durante a semana até o fim do mês pra facilitar a vacinação contra a gripe. São 13 unidades que ficam abertas até 19h30.
A secretária municipal de Saúde, Mylene Lavado, destacou que a vacinação é ainda mais importante neste momento, porque o município está em emergência devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que sobrecarregam os hospitais e unidades de saúde. A ocupação de UTIs é de 98% no hospital Marieta e de 85% no hospital Pequeno Anjo.
Em Balneário Camboriú, foram mais de cinco mil atendimentos no Dia D da vacinação. O próximo mutirão está marcado para 14 de junho. O município conta com unidades com horários estendidos até 20h30.
Postos com horário ampliado
Em Itajaí, até 19h30
UBS Centro Vila
Continua depois da publicidade
UBS Fazenda 1
UBS São Judas 2
UBS Imaruí
UBS Rio Bonito
UBS Jardim - Esperança
Continua depois da publicidade
UBS Murta
UBS Votorantim
UBS Espinheiros
UBS Porta II
UBS Santa Regina
Continua depois da publicidade
UBS São Vicente
UBS Itaipava
Em BC, até 20h30
UBS Central, às segundas-feiras
UBS Nações, às quartas-feiras