SANTA CATARINA
Defesa Civil confirma dois tornados nos temporais de sexta-feira
Fenômenos foram registrados em Palmitos e em Santo Amaro da Imperatriz
João Batista [editores@diarinho.com.br]




A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de dois tornados durante o temporal que atingiu o estado na sexta-feira passada. No oeste, o fenômeno foi confirmado em Palmitos, onde um homem morreu após ser atingido por uma árvore enquanto tentava fechar um aviário. Na mesma região, entre Palmitos e Caibi, a queda de uma árvore fez outra vítima fatal.
No domingo, a Defesa Civil confirmou que o mesmo fenômeno ocorreu em Santo Amaro da Imperatriz, na região da Grande Florianópolis. A confirmação veio após análise de imagens de radar meteorológico e registros feitos por drones. A ocorrência foi às 19h20 de sexta-feira, quando a cidade foi afetada por uma tempestade forte que provocou destelhamentos e quedas de árvores.
Continua depois da publicidade
Em Palmitos, o tornado foi registrado às 14h de sexta, deixando um rastro de destruição parecido. A Defesa Civil relatou árvores torcidas e caídas em diferentes direções, o que difere de danos causados por rajadas de vento ou microexplosões. A cidade ficou com 65 pessoas desalojadas e teve 50 casas danificadas. Os moradores são atendidos com materiais emergenciais, como água, cestas básicas e kits de higiene e limpeza.
Os tornados são caracterizados por uma coluna de ar em rotação que se estende da base de uma nuvem de tempestade (geralmente uma supercélula) até o solo, apresentando alto potencial destrutivo devido aos ventos intensos associados. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno se formou a partir de uma tempestade fraca que avançava junto com uma frente fria pelo estado.
Continua depois da publicidade
A formação atingiu inicialmente o oeste catarinense e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul no início da tarde de sexta-feira, seguindo pelas demais regiões do estado durante o restante do dia e à noite. O sistema perdeu força após passar pelo oeste mas voltou a se intensificar quando chegou sobre áreas da região de Florianópolis.
“Essa tempestade em especial, sendo considerada uma supercélula (tempestade severa) se formou ainda sobre o Planalto Sul e intensificou rapidamente após passar pelos municípios de Bom Retiro, Alfredo Wagner, Anitápolis e Rancho Queimado, atingindo o trecho sul do município Santo Amaro da Imperatriz entre 19h e 19h30”, detalhou o órgão.
A Defesa Civil destacou que o radar meteorológico, assim como em outros casos, teve papel fundamental na identificação do fenômeno. Para a semana, a previsão é de predomínio do sol na maior parte de Santa Catarina, com elevação das temperaturas a partir de terça-feira. Chuva pode rolar, mas fraca e de forma isolada em áreas de litoral e do Vale do Itajaí, sem risco de ocorrências meteorológicas.