O porto de Itajaí vai receber no final de maio o maior navio transportador de carros do mundo, o BYD Shenzhen, da gigante chinesa de automóveis. A embarcação de 219 metros comprimento deixou o porto de Taicang, em Jiangsu, na China, nesta semana, carregada com mais de sete mil veículos elétricos e híbridos, rumo ao terminal peixeiro. A viagem deve durar cerca de 30 dias.
Continua depois da publicidade
O navio “zero quilômetro”, entregue oficialmente em 22 de abril, foi construído por um estaleiro do grupo China Merchants. Ele tem capacidade de transportar até 9200 veículos, superando outras embarcações ...
O navio “zero quilômetro”, entregue oficialmente em 22 de abril, foi construído por um estaleiro do grupo China Merchants. Ele tem capacidade de transportar até 9200 veículos, superando outras embarcações do tipo, com capacidade entre sete e oito mil carros. Este é o quarto navio da BYD entregue para levar os carros da própria montadora para o mercado global e outros dois serão lançados.
Continua depois da publicidade
Conforme a empresa, as operações com o Shenzhen marcam um passo estratégico para a expansão internacional da companhia. “Ele não é apenas um navio, mas uma ‘ponte marítima’ que conecta a inteligência da fabricação chinesa ao mercado global, permitindo que consumidores de todo o mundo desfrutem dos avanços tecnológicos da China”, disse o gerente geral da divisão de Negócios Corporativos da BYD, Wang Junbao.
Além da capacidade recorde e dimensões gigantescas, o navio está equipado com tecnologias de última geração, com uso de motores de alta eficiência energética, que reduzem a emissão de carbono, sistemas de reaproveitamento de gás, duplo sistema de propulsão, com gás natural e combustível normal, e revestimentos que economizam combustível. Com a frota própria, a BYD garante o controle na entrega direta e reduz custos operacionais de transporte.
Continua depois da publicidade
Expansão do mercado
Em 2024, a exportação de veículos chineses passou da marca de 6,4 milhões de unidades, consolidando a liderança global da China pelo segundo ano consecutivo. No entanto, o país tem uma defasagem de participação na frota mundial de navios. Montadoras como a BYD, Chery e Saic estão investindo em embarcações próprias. No mundo, são mais de 700 cargueiros de veículos sob controle de empresas da Europa, Japão e Coreia do Sul.
Neste ano, até março, os navios de veículos da BYD transportaram mais de 25 mil carros para mais de 100 países onde a empresa está presente. No Brasil, os modelos Song Pro e Dolphin Mini são os destaques da marca, em expansão no mercado nacional e internacional diante da alta crescente por veículos elétricos. Em 2024, foram mais de 76 mil veículos da marca emplacados no Brasil, um salto diante dos quase 18 mil em 2023.