Novo píer turístico de cruzeiros está em fase de estudos
Superintendência do Porto e secretaria de Turismo iniciaram discussões sobre projeto
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Futuro terminal é previsto em área ao lado do Centreventos (Foto: João Batista)
Oprojeto do novo píer turístico de Itajaí para atender navios de cruzeiros começou a ser discutido entre a Superintendência do Porto de Itajaí e a secretaria municipal de Turismo. O pontapé inicial foi dado em reunião neste mês, ao final da temporada de cruzeiros, entre o superintendente do porto, João Paulo Tavares Bastos Gama, e o secretário de Turismo, Ronaldo Jansson Junior.
Continua depois da publicidade
Eles discutiram a elaboração do plano de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção do terminal, previsto no Centro Comercial Portuário, área não operacional do porto ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Eles discutiram a elaboração do plano de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção do terminal, previsto no Centro Comercial Portuário, área não operacional do porto ao lado do Centreventos, hoje usada como pátio de estacionamento e para a Vila da Regata. Além do píer pra atracação dos cruzeiros, o projeto prevê estrutura pro receptivo de passageiros e complexo com lojas e serviços.
Continua depois da publicidade
Segundo o superintendente do porto, há ideia também de integrar o terminal com o Mercado Público, que tem projeto de revitalização previsto pelo município, além de mudanças viárias no entorno. Com o futuro píer turístico, os navios de cruzeiros terão local próprio pra embarque e desembarque. O antigo píer, na avenida Paulo Bauer não é mais usado por não comportar os atuais transatlânticos.
Nas últimas temporadas, os navios têm atracado nos berços públicos do porto, dividindo espaço com cargueiros. Os passageiros fazem o traslado de ônibus até a área alfandegada no Centreventos. Pra embarque, é o processo é inverso. No local, funciona uma estrutura de recepção e atendimento aos turistas durante a temporada.
Continua depois da publicidade
Cruzeiros têm atracado no porto público (Foto: João Batista)
“Vamos trabalhar em parceria com a secretaria de Turismo para melhorar e qualificar o receptivo de turistas que chegam na nossa cidade com os cruzeiros. Hoje, o Porto de Itajaí é um porto de origem e destino, ou seja, os turistas desembarcam aqui para visitar a região e movimentam a economia. Com o píer turístico, vamos gerar mais emprego e renda para a população”, destacou João Paulo.
O superintendente, que assumiu o cargo neste mês, após a federalização do porto, informou que já tratou do projeto no Ministério dos Portos, em Brasília, obtendo apoio do governo federal pra avançar com o processo. “Agora, estamos somando esforços para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e o projeto básico executivo da obra”, disse.
O estudo vai indicar cronograma e custos. Pro secretário de Turismo, o crescimento do setor “é bom para todos os setores da cidade”. A expectativa é que o novo píer impulsione ainda mais o segmento, movimento a economia local e gerando mais empregos.
Costa Diadema fecha temporada
A temporada de cruzeiros 2024/2025 encerrou nesta segunda-feira em Itajaí, com o navio Costa Diadema. Durante o verão, a cidade recebeu 40 escalas e cerca de 160 mil passageiros, com movimentação econômica de R$ 60 milhões, segundo dados da prefeitura. Pra temporada 2025/2026, a previsão é de recebimento de 46 escalas, com atendimento de quase 200 mil passageiros e 66 mil operações de embarques pela cidade, com movimentação recorde.
Cessão de área é próximo passo pra projeto avançar
A secretaria de Turismo informou que se reuniu nesta segunda-feira com a administração do Porto de Itajaí para tratar da cessão de áreas portuárias ao município, indispensáveis para a implantação do píer de cruzeiros. Segundo a prefeitura, a direção do porto está disposta a colaborar pra que o projeto avance.
A construção do píer está dentro das parcerias público-privadas previstas pelo município via Sistema de Parcerias Estratégicas (Sipe), em parceria com empresários do setor turístico e de outros segmentos da economia local. A apresentação oficial do projeto está marcada para o próximo dia 24, quando serão detalhadas as etapas e os benefícios da obra.
A expectativa é que, com o apoio do Porto de Itajaí na cessão das áreas, o município possa iniciar o processo de execução da obra o quanto antes.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.