Grave
Caminhão de combustível explode e interdita Morro dos Cavalos
BR 101 está bloqueada nos dois sentidos em Palhoça
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]

A explosão de um caminhão-tanque carregado de etanol no Morro dos Cavalos, na grande Florianópolis, atingiu 27 veículos, entre carros e caminhões, no início da tarde deste domingo. Cinco pessoas ficaram feridas, com queimaduras. O motorista do caminhão que explodiu teve 30% do corpo queimado. Sua esposa também teve as mesmas lesões em 20% do corpo.
De acordo com a Arteris Litoral Sul, o caminhão tombou no km 233 da BR 101, em Palhoça, no sentido Porto Alegre, por volta das 13h30. Logo após tombar, o combustível se espalhou e a carga explodiu, com as chamas atingindo os veículos que trafegavam no sentido norte.
Continua depois da publicidade
A concessionária informou que 24 carros e três carretas ficaram destruídos, além do caminhão-tanque. Os carros estavam parados por conta do tombamento da carreta e foram consumidos pelas chamas que avançaram rapidamente.
Continua depois da publicidade
Trânsito
Até as 21h deste domingo, os dois sentidos da rodovia seguiam bloqueados e sem previsão de liberação. Não havia desvio disponível no trecho e equipes da Arteris precisaram remover uma barreira de contenção no sentido norte-sul, para liberar a passagem dos veículos que ficaram retidos entre o local do acidente e o km 235.
A lentidão também atingiu o trecho entre Itajaí e Balneário Camboriú. De acordo com a Arteris, por volta das 21h havia congestionamentos nos dois sentidos da BR 101, com filas de até 12 quilômetros.
Alto risco
Segundo o Corpo de Bombeiros, às 21h o risco ainda era considerado elevado, já que a pista seguia coberta por substâncias inflamáveis. Mais de sete horas após explosão, ainda havia focos de incêndio nas cargas das carretas afetadas.
Os bombeiros também iniciaram a retirada das árvores às margens da rodovia que foram atingidas pelo fogo. A remoção dos veículos começou perto das 20h30. Bombeiros de São José, Palhoça, Garopaba, Imbituba e Pinheira participaram do atendimento à ocorrência.
Continua depois da publicidade