ITAJAÍ

Mercado do Peixe vai se ligar à rede coletora de esgoto do Semasa

Obra, esperada há anos, deve acabar com “cheiro de bueiro”

João Batista [editores@diarinho.com.br]

Melhoria foi anunciada após nova drenagem nos fundos do mercado (Foto: João Batista)
Melhoria foi anunciada após nova drenagem nos fundos do mercado (Foto: João Batista)
miniatura galeria
miniatura galeria

Começou na quinta-feira e vai se estender por uma semana a obra esperada há décadas pra regularizar o esgoto do Centro de Abastecimento Paulo Bauer, o popular Mercado do Peixe, em Itajaí. O ponto turístico e histórico da cidade vai se ligar à rede pública de coleta e tratamento de esgoto do Semasa.

A obra foi anunciada pelo Semasa nesta semana. Para chegar até o Mercado do Peixe, a rede coletora será ampliada desde a rua Lauro Müller, descendo pela rua Joinville e passando pela avenida Prefeito Paulo Bauer. Serão 195 metros de novas tubulações de 150 mm, com investimento de cerca de R$ 100 mil, entre material e mão de obra.

Continua depois da publicidade

Os trabalhos serão divididos entre as etapas de escavação, colocação das tubulações, instalação de ramais, assentamento do solo e repavimentação do asfalto. O cronograma pode ser afetado se as condições do tempo não ajudarem. Depois dessa fase, começam as adaptações do Mercado do Peixe para que todos os efluentes sejam encaminhados à Estação de Tratamento de Esgoto (Ete) Cidade Nova.

Segundo o Semasa, a regularização do saneamento do Mercado do Peixe foi uma prioridade do prefeito Robison Coelho (PL), viabilizada pela parceria entre a autarquia, a Codetran e as secretarias de Obras e de Desenvolvimento Econômico. “Se peixe é saúde, nosso mercado tem que ser modelo em todos os aspectos. É da água que tiramos nosso sustento e é dela que vamos cuidar”, comentou Robison.

Continua depois da publicidade

Os serviços vão afetar o trânsito. Durante todo o período das obras, os trechos das ruas afetadas – Lauro Müller, Joinville e Paulo Bauer – ficarão em meia-pista. A Codetran vai orientar os motoristas e organizar o fluxo de veículos, principalmente durante os horários de pico, já complicados devido ao acesso ao ferry-boat.

O entorno do mercado já recebeu outras melhorias neste mês, com a obra de drenagem de água da chuva na avenida Paulo Bauer, no trecho entre o Mercado Público e o Mercado do Peixe. Foram instalados cerca de 100 tubos de 40 cm, que vão ajudar a escoar a água da chuva e evitar alagamentos na região, beneficiando comerciantes e visitantes.

O Mercado do Peixe ocupa as instalações da antiga rodoviária de Itajaí desde 1970, após um incêndio destruir parte do Mercado Público. A estrutura sofre com problemas de manutenção, já alvo de várias queixas e de ação do Ministério Público, e integra projeto de revitalização esperado por mais de 10 anos.

A proposta é modernizar toda a quadra do Mercado Público e do Mercado do Peixe. O município diz que estuda um projeto de melhorias e que, no momento, analisa a viabilidade por meio de parceria público-privada (PPP). 

Ampliação da rede

O secretário de Obras, Tarcísio Zanelato, explica que a obra só acontece agora porque na implantação dos primeiros projetos da rede de esgoto não foi contemplada a região do Mercado do Peixe. Segundo ele, com a nova rede de drenagem pluvial feita neste mês entre o Mercado Público e a rua Joinville, houve acordo com o Semasa pra que, antes de refazer a pavimentação no trecho, fosse ampliada a rede de esgoto para o local.

“São prédios públicos, onde tem uma concentração grande de gente e não tem rede de esgoto tratado”, lembra. O secretário afirma que a ligação à rede coletora deve resolver o mau cheiro de esgoto que incomodava frequentadores do mercado. “O problema do cheiro de esgoto é que as bocas de lobo viviam entupidas”, disse.

Outra medida é contra fedentina de peixe, com a limpeza no mercado e nas calçadas ao menos três vezes por semana. Conforme o secretário, a frequência foi adotada desde janeiro. Na própria estrutura do mercado, ele destacou que os banheiros também passaram por adequações, melhorando as condições para os visitantes e trabalhadores.

Continua depois da publicidade

 

Ligação do esgoto deve resolver problema do mau cheiro (Foto: João Batista)

Ambiente mais agradável e limpo

A dona do box da JR Pescados, Juçara Maria Zarrilli Serpa, entende que a ligação do mercado à rede de esgoto melhora principalmente o cheiro que voltava da tubulação por problemas de entupimento. Ela conta que a queixa era recorrente dos visitantes. A nova rede de drenagem, que estava detonada e defasada, era outra obra esperada pelos comerciantes.

“Foi mudada a tubulação de um tubo pequeno pra um tubo com o triplo do tamanho. Então, agora vai fluir bem. Eles botaram umas gradezinhas pra não entupir, pra não cair material, escamas, essas coisas...”, avalia.

Internamente, os boxistas também estão mobilizados pra reforçar a limpeza, lavando o mercado por fora todos dos dias. Antes, o trabalho era uma vez por semana. “O mercado tem melhorado aos poucos e a gente da associação [dos boxistas] também está tentando fazer bastante melhorias, inclusive na qualidade das mercadorias”, informa.

Juçara ressalta que o trabalho tem que ser em conjunto com os órgãos públicos pra que o local se mantenha agradável e atrativo para todos.

Continua depois da publicidade




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.143.254.120

TV DIARINHO


😳📱TARADO! Uma mulher encontrou um celular com a câmera ligada e apontada para o vaso sanitário no banheiro ...



Podcast

Itajaí vai alugar bikes elétricas nas ruas

Itajaí vai alugar bikes elétricas nas ruas

Publicado 28/03/2025 18:09



Especiais

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

economia

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

BRASIL

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro

POLÍTICA

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro



Blogs

Tretas na Amfri

Blog do JC

Tretas na Amfri

Primeira etapa do L'Étape Brasil by Tour de France é concluída em Cunha (SP)

A bordo do esporte

Primeira etapa do L'Étape Brasil by Tour de France é concluída em Cunha (SP)



Diz aí

"Eu tenho alinhamento político, formação jurídica, acadêmica e experiência"

Diz aí, João Paulo !

"Eu tenho alinhamento político, formação jurídica, acadêmica e experiência"

Edital da dragagem do canal de acesso ao porto deve ser lançado até abril

DIZ AÍ, SUPERINTENDENTE!

Edital da dragagem do canal de acesso ao porto deve ser lançado até abril

Novo superintendente do Porto de Itajaí estará no “Diz aí” desta quarta-feira

DIZ AÍ, JOÃO PAULO!

Novo superintendente do Porto de Itajaí estará no “Diz aí” desta quarta-feira

"O cara estava fritando batata frita com barata”

Diz aí, diretor!

"O cara estava fritando batata frita com barata”

"Eu sei que eu vou governar o estado de Santa Catarina, é a minha meta”

Diz aí, deputada!

"Eu sei que eu vou governar o estado de Santa Catarina, é a minha meta”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.