MERCADO AQUECIDO
Construsul BC 2025 deve girar R$ 330 milhões em negócios
Evento segue até sexta-feira, com mais de 200 expositores e palestras gratuitas
#PubliEditorial
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]













A segunda edição da Construsul BC – Feira da Indústria da Construção e Acabamento - começou nesta terça-feira, ocupando dois pavilhões do Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú. Com mais de 200 expositores, o evento segue até sexta, reunindo o que há de mais atual em inovação, produtos e soluções para o setor da construção civil.
Continua depois da publicidade
A expectativa é movimentar cerca de R$ 330 milhões em negócios e receber mais de 20 mil visitantes ao longo dos quatro dias de feira. São 15 mil metros quadrados de área de exposição, projetados para fomentar networking, geração de conhecimento e oportunidades comerciais.
Continua depois da publicidade

A cada 10 expositores, seis são de SC
Profissionais da construção civil, incorporadoras e construtoras terão acesso às principais tendências e novidades do mercado, apresentadas por empresas de oito estados brasileiros. O destaque desta edição é a indústria de Santa Catarina, que representa 60% dos expositores, fortalecendo a economia local e o protagonismo catarinense no setor.
A Corrêa Materiais Elétricos é um dos cases catarinenses, que faz sua estreia na feira em 2025. Tradicional de Blumenau, a empresa também está presente em Balneário Camboriú e Penha. Na Construsul, a Corrêa apresenta seu portfólio, que inclui itens de iluminação, material elétrico, hidráulica e eletrodomésticos.
“Hoje, a gente fala que consegue atender desde uma pequena reforma até uma grande construção, que é nosso foco principal. E é isso que estamos buscando aqui na Construsul. Nossa expectativa, é claro, é resultado. É vir em busca de parceiros de negócio”, explica Caynã Schmidt, gerente de marketing da Corrêa Materiais Elétricos.

Continua depois da publicidade
A feira é promovida pela Sul Eventos Feiras Profissionais, que organiza a tradicional Feira Construsul no Rio Grande do Sul há 25 anos. Paulo Richter, diretor da Sul Eventos, adianta que a terceira edição da Construsul em Balneário Camboriú está garantida para 2026, com data ainda indefinida.
“A região é pujante. Este centro de exposições é um dos mais qualificados do Brasil. A construção civil está em efervescência aqui. Balneário Camboriú, Itapema, Tijucas e Itajaí formam uma região que ferve em oportunidades de negócio e oferece muitas chances de trabalho e renda”, destaca Richter.

Continua depois da publicidade
Tecnologia, inovação e conhecimento atraem visitantes
As novidades do mercado, novas tecnologias e a qualidade dos produtos chamaram a atenção do visitante Osmar Prusse Junior, da Seprus Transportes, de Guaramirim.
“Hoje, a construção civil também é a economia. E a economia vem através da tecnologia e do conhecimento. A gente veio atrás de novidades e ampliar o conhecimento, para ver qual é o passo que a gente tem que seguir”, afirma o empresário.
Entre as inovações apresentadas na feira, um dos destaques é a tecnologia da Topfiber, empresa de Araquari que oferece vergalhões e telas produzidas com fibra de vidro e resina. Usado há mais de 50 anos em diversos países, o material surge como alternativa ao aço tradicional em estruturas como pisos, colunas, lajes e fundações. Além de ser 70% mais leve, é altamente resistente, não enferruja e é ideal para obras em regiões litorâneas.
Continua depois da publicidade

Feira oferece palestras e painéis gratuitos
A feira também oferece palestras e painéis gratuitos que debaterão o futuro do setor. As inscrições gratuitas devem ser feitas no site oficial. Nesta quarta-feira, segundo dia de evento, acontecerão três palestras.
Das 14h às 15h, a Vergraf realizará a palestra "Mais Sustentabilidade: materiais inovadores e as novas normas da ABNT", com Filipe Machado, da Casa Carbono Zero Tech na Obra, professor Carlos Marmorato, presidente da Abifibra, e Manoel Matias Neto, CEO da Vergraf.
Das 15h às 16h, a SH Indústria apresenta a palestra “Construção inteligente: engenharia hackeada”, com Daniel Leopoldo e Franco Menegat. Já das 16h30 às 17h30, o engenheiro Osny do Amaral Filho falará sobre “Qualidade do ar interior e a construção civil”, com promoção da Asbrav/PNQAI.
No dia 27 de março, o público poderá acompanhar quatro atividades gratuitas. Das 13h30 às 14h30, o Grupo Le Nôtre apresenta a palestra “Jardins suspensos: soluções técnicas e sustentáveis”.
Das 16h30 às 17h30, a Concretus falará sobre “Concreto não atingiu a resistência? Importância do controle tecnológico e a investigação da resistência mecânica em obra”, com a engenheira Pauline Selbach e o engenheiro Maycon J. Consalter. No mesmo horário, Fernando Simon Westphal abordará a temática “Vidro e conforto térmico: tecnologia de alto desempenho”, por meio da Ascevi.
Das 18h às 19h, para encerrar a programação de conteúdo do dia, a Builder estará à frente da palestra “Problemas com pisos de concreto? Conheça as principais manifestações patológicas, como prevenir e recuperar”, conduzida pelo engenheiro Fábio André Viecili.

Saiba como participar
A Construsul segue até sexta-feira, das 13h às 21h. O credenciamento é gratuito e exclusivo para profissionais da área. As inscrições devem ser feitas no site da Construsul.