Quem está transitando pela avenida Beira Rio tem duas opções ao chegar no desvio. Para a direita, segue pela avenida Prefeito Paulo Bauer, contornando o Mercado do Peixe em direção ao ferry boat. A outra opção é virar à esquerda na rua Joinville, em direção à avenida Sete de Setembro.
Continua depois da publicidade
Ao contrário dos últimos anos, o palco foi posicionado do lado da rua Olímpio Miranda Júnior, garantindo espaço até o Mercado do Peixe para os foliões curtirem com espaço a programação que começa nesta sexta e se estende até quarta-feira. Os shows começam às 14h, com a última apresentação programada para iniciar 21h.
Para quem for de carro, o estacionamento do Centreventos será gratuito durante os dias da festa, com a condição de que os veículos sejam retirados até uma hora após o encerramento do último show.
Continua depois da publicidade
Largo do Mercado pode virar realidade
O fechamento do largo do Mercado Público, tornando o local exclusivo para pedestres e valorizando os bares e restaurantes, é uma ideia apoiada pelos comerciantes da área que poderia ser transformada num calçadão.
A superintendente das Fundações, Anna Carolina Martins, também acha a ideia interessante. Segundo ela, a área precisa de uma série de adequações para ser revitalizada, desde uma nova licitação dos espaços do Mercado Público e do Mercado do Peixe, até obras necessárias como rede de esgoto e novos banheiros públicos.
“Já temos um projeto que contempla isso tudo, mas precisa ser um projeto muito bem adequado. Temos um processo por conta do volume (da música) e temos que começar a voltar a ir atrás. Nosso problema também é mobilidade, vamos fazer primeiro um teste, passando o trânsito para o ferry boat por trás do Mercado Público, mas tem as vagas do Mercado do Peixe para os caminhões”, avalia.
A secretária concorda com a possibilidade de começar a fechar a via em frente ao Mercado Público aos finais de semana, ao menos uma vez por mês.
Anna também opina sobre mudanças que precisam ser feitas no local para o futuro. “Faria dos dois mercados um espaço único turístico, com a rua fechada. Eu acho que o futuro de Itajaí vem dali, da rua Lauro Müller, da Marina, toda aquela área tem que ser vista como um atrativo turístico”, comenta.
Ana Carolina Cordeiro, que trabalha durante o dia num dos bares do Mercado Público, reforça a necessidade de uma área maior para turistas e moradores aproveitarem. “Assim como em outras cidades, precisa de um espaço voltado para a cultura, o lazer. Falta em Itajaí um lugar em que as pessoas possam se reunir, tirando as praias, e é bom para o turismo e para os moradores. Aqui é um local que preserva muito a cultura da cidade, ultimamente o pessoal não tem cultuado a cultura”, comenta.
Continua depois da publicidade
Viviane Alfonso, que trabalha nos restaurantes da rua, também apoia o fechamento da via para o uso de pedestres. “Eu acho que seria incrível. Aqui os carros param na fila do ferry boat, buzinam, atrapalham a música, os clientes que estão tranquilos. Uma praça gastronômica aqui ficaria legal, até mesmo com mais opções”, acredita.
Saiba como ficará o trânsito para o BC Folia
A autarquia de trânsito de BC divulgou as mudanças no tráfego para a realização do Carnaval 2025, de sábado a segunda-feira, tanto na região da praia Central quanto na região sul.
O diretor-presidente da BC Trânsito, Evaldo Hoffmann, pediu atenção de motoristas e pedestres para garantir a segurança e a fluidez no trânsito.
Todas as alterações estarão disponíveis no aplicativo Waze para orientar os motoristas que circularem pela cidade.
Continua depois da publicidade
Principais mudanças
O trecho entre a rua 3000 e a avenida Alvin Bauer será fechado para a concentração e desfile dos blocos.
Durante as interdições na avenida Atlântica, moradores não poderão sair ou entrar nas garagens.
A rua 2000 (entre a avenida Brasil e a avenida Atlântica) será fechada para a concentração dos blocos das 18h à 1h.
A rua 2400 (entre as avenidas Brasil e Atlântica) será fechada a partir das 14h pra montagem dos trios elétricos, com previsão de liberação às 1h.
Continua depois da publicidade
Na praia do Estaleiro, na esquina da rua Napoleão Vieira com a rua da Praia, haverá um palco montado, interditando o trânsito de veículos. O acesso de moradores e clientes do comércio será permitido até o ponto de interdição, próximo ao palco, com retorno pelo ponto de entrada durante o dia.
Nos dias 1º e 2 de março, das 17h à 1h, o acesso estará totalmente bloqueado devido ao evento de carnaval, interditando a rua da Praia no trecho entre as ruas Napoleão Vieira e vereador Domingos Fonseca.