ITAJAÍ
Lula anuncia vinda a Itajaí na próxima semana para “botar o porto pra funcionar”
Presidente diz que virá a SC, "estado onde o governador mais fala mal dele"; veja o vídeo
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]







O presidente Lula da Silva (PT) anunciou na manhã de quinta-feira, durante o lançamento do edital da construção do túnel Santos-Guarujá, que virá a Santa Catarina possivelmente na próxima semana. Ele aproveitou o momento pra dar uma alfinetada no governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
“Eu vou, possivelmente, na semana que vem, Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo], a um estado que tem um governador que mais fala mal de mim. E eu vou também, no Porto de Itajaí, fazer aquilo que tem que ser feito. Porque ele ficou parado quase dois anos e nós vamos colocar aquele porto, que é o segundo porto de contêiner do Brasil, para funcionar”, disse Lula, durante o discurso.
Continua depois da publicidade
“E eu não estou preocupado com o governador, que você sabe quem é, eu estou preocupado é com o Brasil, com Santa Catarina e de levar a possibilidade das pessoas poderem trabalhar”, completou Lula.
Continua depois da publicidade
Desde que voltou à presidência, em 2023, o presidente esteve em Santa Catarina uma vez só: na inauguração do anel viário de Florianópolis quando participou do lançamento da fragata Tamandaré no estaleiro de Itajaí. O governador Jorginho não esteve em nenhuma das duas solenidades.
No discurso em Sampa, Lula se dirigiu a Tarcísio de Freitas, do Republicanos, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL). Durante a cerimônia, palavras como parceria, união e compartilhamento marcaram os discursos do presidente e do governador paulista.
O túnel paulista terá 1,5 km de extensão e ligará Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. A cerimônia foi no parque Valongo, ao lado da Alfândega de Santos, na praça da República. “Ninguém precisa concordar com ninguém, não precisa ser da mesma religião, torcer pro mesmo time, almoçar na mesma mesa. Não fomos eleitos para brigar”, disse o presidente, alegando que o lançamento do edital representa uma relação "civilizada que o Brasil precisa".
João Paulo vai comandar o Porto de Itajaí
A vinda de Lula para Itajaí ainda não está na agenda oficial do presidente. O anúncio da visita aconteceu em meio à indicação da Autoridade Portuária de Santos do nome do advogado João Paulo Tavares Bastos Gama para a superintendência do Porto de Itajaí.
Continua depois da publicidade
A prefeitura de Itajaí confirma que foi comunicada no dia 20 de fevereiro sobre a sugestão do nome de João Paulo. "O processo passa por todos os trâmites legais e pelas análises dos órgãos de controle interno, como a Controladoria e a Procuradoria, respeitando também a Lei das Estatais. Estamos seguindo os trâmites amparados pelas normas, inclusive respondendo à APS de Santos”, disse, em nota, a prefeitura.
“O município também deixa claro que, conforme o acordo assinado pela gestão municipal anterior, a indicação do nome do superintendente é feita pelo governo federal. Isso garante a manutenção das tratativas anteriormente feitas, seguindo a legalidade do ato. Sendo assim, o município cumpre apenas o que foi determinado nesse acordo, sendo a União responsável pela indicação do nome”, reforça a nota.
O prefeito Robison Coelho (PL) ainda não assinou ou publicou o decreto de nomeação de João Paulo. Ainda estariam em discussão a cessão de uso e a gestão de áreas como o parque do Atalaia e os molhes do Atalaia, que não ficaram definidas no edital de transição elaborado pela gestão do ex-prefeito Volnei Morastoni (MDB) e o Ministério dos Portos.
O nome de João Paulo recebeu o apoio da Intersindical dos sindicatos dos Trabalhadores Avulsos e Vinculados da orla portuária de Itajaí, Navegantes, Florianópolis e Região do Varejista de Itajaí, e do Conselho das Entidades de Itajaí nesta quarta, após participar de uma sabatina sobre a importância do Porto para o crescimento da cidade, na sede da Intersindical. O documento de apoio foi enviado ao prefeito de Itajaí.
Continua depois da publicidade

Pegorini diz que governo deve negociar contrapartidas antes de nomear petista
O vereador e presidente do legislativo de Itajaí, Fernando Pegorini (PL), foi o sabatinado no quadro “Diz aí!”. Ao vivo para a audiência do DIARINHO nas redes sociais e no YouTube, o vereador, que é amigo particular de João Paulo, afirmou que o prefeito Robison Coelho não teria problema em nomeá-lo para o cargo, mas que primeiro o governo federal precisa firmar contrapartidas com o município de Itajaí.
“Eu não tenho essa informação ainda. Para mim, o nome do João Paulo, que é um colega particular, independentemente de partido, é uma pessoa que entende da administração pública. A questão não se trata só de nomear, eu penso que precisa haver as contrapartidas. Precisa ter uma conversa bem maior. Precisamos saber a questão que envolve o turismo de Itajaí, as áreas aqui ao lado do Centreventos, o Parque do Atalaia, como é que vai ficar isso? Precisamos rever um convênio que foi mal feito lá no final da administração passada. Ele foi redigido muito rapidamente, vou pensar assim, eu penso que não houve transição, e por isso ele foi mal redigido...”, afirmou.
Reuniões entre o governo municipal e a APS estão acontecendo para que essas áreas, que são importantes equipamentos turísticos, permaneçam sob uso e gestão municipal. “Eu penso que fazendo isso, ele [o prefeito] não terá problema de nomear também o doutor João, que é uma pessoa muito competente também”, finalizou. A entrevista completa com o vereador pode ser conferida no portal DIARINHO.net e os principais trechos serão publicados na edição impressa do fim de semana.