A vista de Balneário Camboriú da Estrada da Rainha, um dos pontos mais fotografados da cidade, pode estar ameaçada. É o que denuncia o movimento contrário à construção de um prédio da construtora Embraed, em terreno logo após a descida do morro. O movimento “Vista livre da Rainha” lançou abaixo-assinado virtual defendendo proteger a paisagem.
Continua depois da publicidade
“A Estrada da Rainha é um dos cartões-postais mais importantes de Balneário Camboriú, proporcionando uma vista deslumbrante do litoral e sendo um ponto de referência para quem visita a ...
“A Estrada da Rainha é um dos cartões-postais mais importantes de Balneário Camboriú, proporcionando uma vista deslumbrante do litoral e sendo um ponto de referência para quem visita a região. A construção prevista para essa área ameaça essa paisagem única, reduzindo o impacto visual que torna esse local tão especial. Além disso, um novo empreendimento pode agravar problemas urbanos como trânsito, impacto ambiental e descaracterização da área,” diz o texto publicado pelo movimento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Com 549 assinaturas até a tarde desta quarta-feira, o abaixo-assinado está disponível pelo link.
O terreno de 1230 metros quadrados estava “protegido” até 2020 pelo decreto municipal 8441/2016, que declarou a área de utilidade pública “para fins de desapropriação amigável ou judicial, uma área de terra remanescente, medindo 1.230,693 m², resultante do desmembramento de uma área maior de 8.925,00 m², localizada à leste da estrada da Rainha e parte da área localizada ao sul da rua Miguel Matte”. Porém, em junho de 2020, o ex-prefeito Fabrício de Oliveira revogou o decreto e permitiu que a área fosse comprada.
Segundo o movimento, o empreendimento teve aprovada a construção de um prédio de 19.745 m² de área construída, criando um novo arranha-céu no local nos próximos anos. A reportagem buscou mais informações sobre o projeto com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, mas não teve resposta até o fechamento desta edição.
Projeto aprovado
Através de sua assessoria de imprensa, a Embraed informou que já tem o projeto de construção do edifício aprovado pela prefeitura, mas ainda não tem previsão para o início das obras. Segundo a assessoria, funcionários da empresa foram ao terreno para fazer uma limpeza recentemente, o que teria chamado a atenção de moradores próximos, em especial do prédio que teria a visão pra praia encoberta por um empreendimento no local. “A incorporadora enfatiza que o empreendimento em questão segue rigorosamente todos os preceitos legais e reforça, mais uma vez, seu histórico de contribuição ao desenvolvimento municipal, bem como de sua colaboração na construção de um ambiente próspero à comunidade”, diz em nota.